Mudanças do vestibular da FUVEST

Voltar

A Fuvest é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Em sua última edição, foram mais de 137.581 candidatos inscritos para disputar uma das 8.402 oportunidades em 182 cursos superiores. A USP também ofertou outras 2.745 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

PUBLICIDADE

inRead invented by Teads
Afinal, quais são as mudanças no vestibular da Fuvest 2019?
De acordo com o seu novo calendário, a Fuvest receberá inscrições no mês de agosto. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 25 de novembro, sem qualquer tipo de mudança no seu formato. Já a segunda fase do vestibular, que acontecerá nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019, contará com novidades.

Veja a seguir as principais mudanças no vestibular Fuvest 2019:

Redução no número de dias de prova
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) estava acostumada a aplicar a segunda fase em três dias. Era uma maratona exaustiva e desgastante para os estudantes. No entanto, a partir da edição de 2019, a aplicação acontecerá em apenas dois dias.

No primeiro dia de prova, os candidatos terão que resolver questões discursivas de Língua Portuguesa e produzir uma redação. Já no segundo dia, serão cobrados os conhecimentos de disciplinas específicas, portanto, aquelas que estão relacionadas com a área escolhida por cada participante.

Antes das mudanças, a segunda fase da Fuvest acontecia em três dias consecutivos. Os candidatos precisavam responder 10 questões de português e produzir uma redação no primeiro dia. Já no segundo, o desafio era resolver 16 questões de disciplinas obrigatórias do ensino médio. Por fim, no terceiro e último dia, o conteúdo do vestibular era baseado nas matérias relevantes para a carreira escolhida.

Nota-se, então, que a segunda fase da Fuvest acontecerá de maneira mais enxuta, ao passo que exclui o dia de questões com disciplinas gerais. Essa alteração no formato do vestibular deve reduzir, e muito, o estresse enfrentado pelos candidatos na maratona de estudos.

Inscrição por modalidade
Outra novidade na Fuvest 2019 diz respeito à inscrição. Os vestibulandos poderão se inscrever no processo seletivo por modalidades de vagas. Veja quais são as opções:

AC: ampla concorrência, portanto, todos os candidatos podem se inscrever;
EP: trata-se de uma ação afirmativa para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública.
PPI: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Nesse caso, também é preciso ter feito o ensino médio integralmente na rede pública.
Extinção do bônus
Estudantes oriundos de escolas públicas podiam contar com um sistema de bonificação na USP, que garantia acréscimo de 5% a 20% na nota. Contudo, a partir do vestibular 2019, o bônus deixará de existir. A universidade adotará a política de reservar 40% das vagas para estudantes da rede pública de ensino. Desse total 37,5% da reserva será para PPI.

Processo de reescolha deixa de existir
Até 2018, a Fuvest mantinha um processo de reescolha, que era oferecido aos candidatos que participaram da segunda fase logo após a sexta chamada. A partir da edição de 2019, esse recurso deixará de existir. Ou seja, os estudantes que não foram convocados para o curso pretendido não poderão tentar vagas que sobraram em outras graduações.

Segunda fase com mais candidatos
A segunda fase da Fuvest terá quatro vezes mais participantes do que o número de vagas disponíveis. Antes, a Universidade de São Paulo autorização no máximo até três vezes. Isso significa que serão convocados, em média, 11 mil vestibulandos para a segunda etapa do processo seletivo. Com essa mudança, a tendência é que a nota de corte dos cursos caia um pouco.

Número de chamadas
Com as mudanças no vestibular, tudo indica que mais estudantes serão convocados para a segunda fase. Diante dessa nova realidade, a USP resolveu mudar o número de chamadas de seis para cinco. Caso ainda existam vagas disponíveis, após a liberação de cinco listas de classificados, elas serão direcionadas aos processos de transferência (interna e externa) da universidade.

E então: ainda tem dúvidas com relação às mudanças no vestibular da Fuvest 2019? Acesse o site https://www.fuvest.br e obtenha mais informações.

plugins premium WordPress
Estou aqui para ajudar
Olá
Aqui é o GabaritaGeo! Tem alguma dúivda? Estou aqui para te ajudar!