Cursinho Pré Vestibular Online – HUMANAS e LINGUAGENS – ENEM – VESTIBULARES TRADICIONAIS › Fóruns › GabaritaGeo Humanas 4.0 › Dúvidas – Geografia Física
- Este tópico contém 52 respostas, 25 vozes e foi atualizado pela última vez 3 meses, 4 semanas atrás por
Carolina G.
-
AutorPosts
-
13 de fevereiro de 2020 às 16:39 #19485
Jean Azevedo
Mestre18 de fevereiro de 2020 às 12:36 #19826Guilherme Carvalho
ParticipanteProfessor Jean Azevedo, tudo bem? A questão 1 (Unicamp 2018) da Aula 02 de Cartografia que fala sobre a localização da cidade de Campinas dando latitudes e longitudes, eu não estendi mesmo vendo o comentário do gabarito. Seria possível tirar minha dúvida de outra forma?
Agradecido desde já.
18 de fevereiro de 2020 às 15:25 #19841Jean Azevedo
MestreOlá Guilherme
Essa questão é difícil mesmo. Vou gravar um vídeo resolvendo ela. Vai ficar mais fácil entender.
19 de fevereiro de 2020 às 11:27 #19896edy anderson
ParticipanteBom dia! Eu tenho duvida quando fala-se de alta pressão e muita/pouca pressão. Por exemplo: Num local de elevada altitude a pressão é menor pois há pouco ar presente, é frio, e por isso os ventos saem de lá (alta pressão) em direção as áreas mais baixas, de maior temperatura, logo, menor pressão. Como um ambiente possui pouca pressão e ao mesmo tempo alta pressão? Obrigado!
20 de fevereiro de 2020 às 09:15 #19950Guilherme Carvalho
ParticipanteEstou no aguardo, professor. Será postado onde?
23 de fevereiro de 2020 às 19:17 #20150Jean Azevedo
MestreOlá Edy Anderson
Então…… Pensa como pressão o peso que o ar exerce sobre a superfície. Quanto mais alto menor a quantidade de ar, sendo assim, baixa pressão. Exemplo: Jogo de futebol na Bolívia.
Já quando está frio o ar fica mais pesado e tende a “descer”, mas como tem pouco ar para resfriar pouco interfere.Att
23 de fevereiro de 2020 às 19:19 #20152Jean Azevedo
MestreOlá Matheus
É simples! Epicentro tem relação a terremoto. É onde a onda de energia se propaga na superfície. Já Epirogênese esta relacionado com formação de relevo, principalmente dobramento modernos, é ligado a movimentação das placas tectônicas.
Att
24 de fevereiro de 2020 às 20:43 #20191Júlio Furlan
ParticipanteProfessor, como vai? Gostaria de saber qual o erro da alternativa “a” dessa questão da UECE, pois parece que também está correta. Obg
(UECE) Tratando de questões de natureza
cartográfica, assinale o CORRETO.
A) Os mapas que tratam, tematicamente, dos solos, da
pluviometria, do relevo e da fauna correspondem,
nesta ordem, aos mapas pedológicos, de isoietas,
geológicos e zoogeográficos.
B) A fauna, as rochas, as temperaturas e a vegetação são
representadas, nesta ordem, nos mapas zoogeográficos,
geológicos, de isotermas e fitogeográficos.
C) Mapas ou cartas que têm escalas grandes e com
detalhes a respeito dos temas cartografados são
também chamados de Atlas.
D) Nos mapas altimétricos, as linhas que unem pontos
que têm as mesmas altitudes são chamadas de linhas
isotérmicas ou isobáricas.25 de fevereiro de 2020 às 16:58 #20216Jean Azevedo
MestreOlá Júlio
O mapa de relevo é o geomorfológico.
Att25 de fevereiro de 2020 às 18:21 #20221Douglas Lima e Silva
Participanteonde vejo os exercícios de aprofundamento?
26 de fevereiro de 2020 às 12:43 #20256Jean Azevedo
MestreOlá Douglas tudo bem?
No módulo Resolução de exercícios.
Atenciosamente
Obrigado29 de fevereiro de 2020 às 17:55 #20406Carolinny Freitas de Souza
ParticipanteQuestão da UFU:
O grupo que mais resistiu à delimitação é o de grandes produtores de arroz. São
oito fazendas que ocupam cerca de 15 mil hectares, ou aproximadamente 1% da
área da Raposa Serra do Sol. Segundo o governo de Roraima, a produção
dessas fazendas corresponde a 6% da economia do Estado. O líder dos
fazendeiros é […] o prefeito de Pacaraíma e dono da fazenda Depósito, a maior
da região. Segundo a Funai, esses fazendeiros chegaram na região depois de
1992, época do estudo antropológico.Na demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e da reserva com a mesma
denominação no estado de Roraima, os rizicultores fizeram grande oposição ao processo de
delimitação, pelo fato de produzirem arroz nessa área desde a década de 1990.
No ambiente amazônico, como o que é retratado no texto, a produção agrícola,
especialmente do arroz, ocorre devido a condições físico-naturais presentes no relevo
A) aplainado, de solos rasos (litossolos) e com alto PH, típicos de ambiente de florestas
latifoliadas e duas estações bem definidas: verão chuvoso (junho a setembro) e inverno
seco (dezembro a março).
B) ondulado (acidentado), formado por elevações que podem variar a 600 a 2.000m de
altitude, solos profundos (latossolos) e com baixo PH, típicos de ambiente de campos-cerrados
e duas estações bem definidas: verão chuvoso (junho a setembro) e inverno
seco (dezembro a março).
C) aplainado, de solos profundos (latossolos) e com baixo PH, típicos de ambiente de
campos-cerrados e duas estações bem definidas: verão chuvoso (junho a setembro) e
inverno seco (dezembro a março).
D) ondulado, de solos rasos (litossolos) e com baixo PH, típicos de ambiente de florestas
latifoliadas e duas estações bem definidas: verão chuvoso (dezembro a março) e
inverno seco (junho a setembro).A resposta correta é a C, porém eu fiquei na dúvida só por causa do “Verão chuvoso (junho a setembro) e inverno seco (dezembro a março).” Não está errado as épocas da estação?
29 de fevereiro de 2020 às 21:25 #20415Jean Azevedo
MestreOlá Carollinny
A reserva Raposa Serra do Sol fica em Roraima uma pequena parte do Brasil que se localiza no hemisfério Norte, sendo assim as estações são diferentes e o regime de chuva também.Att
3 de março de 2020 às 20:14 #20587Maria Eduarda Gallego
ParticipanteOlá tenho uma dúvida com relação ao conceito de dobras anticlinais e sinclinais. Poderiam me explicar?? Obrigada!!
3 de março de 2020 às 21:09 #20592Aline Brito
ParticipanteQual a diferença visual entre uma rocha metamórfica e uma sedimentar? não consigo diferenciar vendo imagens
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.