fbpx

Dúvidas – Geografia Física

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 50 do total)
  • Autor
    Jean Azevedo
    Mestre
    Guilherme Carvalho
    Participante

Professor Jean Azevedo, tudo bem? A questão 1 (Unicamp 2018) da Aula 02 de Cartografia que fala sobre a localização da cidade de Campinas dando latitudes e longitudes, eu não estendi mesmo vendo o comentário do gabarito. Seria possível tirar minha dúvida de outra forma?

Agradecido desde já.

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Guilherme

Essa questão é difícil mesmo. Vou gravar um vídeo resolvendo ela. Vai ficar mais fácil entender.

edy anderson
    Participante

Bom dia! Eu tenho duvida quando fala-se de alta pressão e muita/pouca pressão. Por exemplo: Num local de elevada altitude a pressão é menor pois há pouco ar presente, é frio, e por isso os ventos saem de lá (alta pressão) em direção as áreas mais baixas, de maior temperatura, logo, menor pressão. Como um ambiente possui pouca pressão e ao mesmo tempo alta pressão? Obrigado!

Guilherme Carvalho
    Participante

Estou no aguardo, professor. Será postado onde?

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Edy Anderson

Então…… Pensa como pressão o peso que o ar exerce sobre a superfície. Quanto mais alto menor a quantidade de ar, sendo assim, baixa pressão. Exemplo: Jogo de futebol na Bolívia.
    Já quando está frio o ar fica mais pesado e tende a “descer”, mas como tem pouco ar para resfriar pouco interfere.

Att

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Matheus

É simples! Epicentro tem relação a terremoto. É onde a onda de energia se propaga na superfície. Já Epirogênese esta relacionado com formação de relevo, principalmente dobramento modernos, é ligado a movimentação das placas tectônicas.

Att

Júlio Furlan
    Participante

Professor, como vai? Gostaria de saber qual o erro da alternativa “a” dessa questão da UECE, pois parece que também está correta. Obg
    (UECE) Tratando de questões de natureza
    cartográfica, assinale o CORRETO.
    A) Os mapas que tratam, tematicamente, dos solos, da
    pluviometria, do relevo e da fauna correspondem,
    nesta ordem, aos mapas pedológicos, de isoietas,
    geológicos e zoogeográficos.
    B) A fauna, as rochas, as temperaturas e a vegetação são
    representadas, nesta ordem, nos mapas zoogeográficos,
    geológicos, de isotermas e fitogeográficos.
    C) Mapas ou cartas que têm escalas grandes e com
    detalhes a respeito dos temas cartografados são
    também chamados de Atlas.
    D) Nos mapas altimétricos, as linhas que unem pontos
    que têm as mesmas altitudes são chamadas de linhas
    isotérmicas ou isobáricas.

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Júlio
    O mapa de relevo é o geomorfológico.
    Att

Douglas Lima e Silva
    Participante

onde vejo os exercícios de aprofundamento?

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Douglas tudo bem?
    No módulo Resolução de exercícios.
    Atenciosamente
    Obrigado

Questão da UFU:
    O grupo que mais resistiu à delimitação é o de grandes produtores de arroz. São
    oito fazendas que ocupam cerca de 15 mil hectares, ou aproximadamente 1% da
    área da Raposa Serra do Sol. Segundo o governo de Roraima, a produção
    dessas fazendas corresponde a 6% da economia do Estado. O líder dos
    fazendeiros é […] o prefeito de Pacaraíma e dono da fazenda Depósito, a maior
    da região. Segundo a Funai, esses fazendeiros chegaram na região depois de
    1992, época do estudo antropológico.

Na demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e da reserva com a mesma
    denominação no estado de Roraima, os rizicultores fizeram grande oposição ao processo de
    delimitação, pelo fato de produzirem arroz nessa área desde a década de 1990.
    No ambiente amazônico, como o que é retratado no texto, a produção agrícola,
    especialmente do arroz, ocorre devido a condições físico-naturais presentes no relevo
    A) aplainado, de solos rasos (litossolos) e com alto PH, típicos de ambiente de florestas
    latifoliadas e duas estações bem definidas: verão chuvoso (junho a setembro) e inverno
    seco (dezembro a março).
    B) ondulado (acidentado), formado por elevações que podem variar a 600 a 2.000m de
    altitude, solos profundos (latossolos) e com baixo PH, típicos de ambiente de campos-cerrados
    e duas estações bem definidas: verão chuvoso (junho a setembro) e inverno
    seco (dezembro a março).
    C) aplainado, de solos profundos (latossolos) e com baixo PH, típicos de ambiente de
    campos-cerrados e duas estações bem definidas: verão chuvoso (junho a setembro) e
    inverno seco (dezembro a março).
    D) ondulado, de solos rasos (litossolos) e com baixo PH, típicos de ambiente de florestas
    latifoliadas e duas estações bem definidas: verão chuvoso (dezembro a março) e
    inverno seco (junho a setembro).

A resposta correta é a C, porém eu fiquei na dúvida só por causa do “Verão chuvoso (junho a setembro) e inverno seco (dezembro a março).” Não está errado as épocas da estação?

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Carollinny
    A reserva Raposa Serra do Sol fica em Roraima uma pequena parte do Brasil que se localiza no hemisfério Norte, sendo assim as estações são diferentes e o regime de chuva também.

Att

Maria Eduarda Gallego
    Participante

Olá tenho uma dúvida com relação ao conceito de dobras anticlinais e sinclinais. Poderiam me explicar?? Obrigada!!

Aline Brito
    Participante

Qual a diferença visual entre uma rocha metamórfica e uma sedimentar? não consigo diferenciar vendo imagens

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 50 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.