fbpx

Dúvidas – Geografia Física

Página Home Fóruns GabaritaGeo Humanas 4.0 Dúvidas – Geografia Física

Visualizando 10 posts - 31 até 40 (de 40 do total)
  • Autor
    Giovanna Pinheiro
    Participante

Oi novamente, eu estava fazendo os exercícios da lista de cartografia, mas não entendi como chegar ao resultado da questão 1 e não entendi a explicação da questão no gabarito, você pode me ajudar??

Luana Franco
    Participante

Bom dia Professor, estou estudando sobre fusos horário e resolvendo uma lista de questões não consegui entender o raciocínio do seguinte exercício:

UCB 2018: Na segunda-feira, Rafael voou de Brasília a Rio Branco, em um voo que dura 3h30, com decolagem às 21h e aterrissagem às 21h30, hora local. Se o voo da volta está marcado para as 15h, hora local, e não houver atraso, qual será o horário da chegada a Brasília?
    (A) 15h30.
    (B) 21h30.
    (C) 20h30.
    (D) 18h30.
    (E) 22h30.

Existem controvérsias em relação ao gabarito, por isso estou em dúvida. Poderia me ajudar por favor?

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Luana

Não encontrei essa questão em nossas listas.

Att

Jean Azevedo
    Mestre

Giovana
    A alternativa [D] está correta porque a menor distância entre dois pontos é uma reta apenas em um espaço plano ou em uma
    distância muito pequena, portanto, em um espaço tridimensional dado pela curvatura da Terra, uma linha ligando dois pontos é um
    arco do círculo máximo. As alternativas incorretas são: [A], [B] e [C], porque a distancia entre os pontos apresentada no modelo
    indica o cálculo pela curvatura da Terra e não pelas coordenadas; [E], porque a menor distância entre dois pontos só é uma reta em
    um espaço plano.

O que especificamente você não entendeu?

Milene Castro
    Participante

(Fuvest 1983) De modo geral observa-se nos campos do Planalto Meridional, na região subtropical do Br, o predomínio de:
    B) Grande propriedade e pecuaria extensiva

nao entendo pq a resposta nao pode ser minifundio e extração de madeira devido as plantações de araucarias
    Obrigada desde ja

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Milena

Extração de Madeira não pode ser porque é prática de extrativismo e não agricultura.

Guilherme Carvalho
    Participante

Professor Jean, tudo bem?

Há diferença entre FOSSA TECTÔNICA (graben) e FOSSA OCEÂNICA (abissais), não é mesmo?

O item l. da questão 9. (Unioeste 2018) da Lista de Exercícios de Geologia, diz:

l. a crosta terrestre é composta de várias placas que “flutuam” sobre o manto. Em determinadas áreas, as placas colidem, são deformadas, resultam na formação de FOSSAS TECTÔNICAS, dobramentos, falhamentos, formação de cordilheiras, dentre outras morfologias. São resultantes dos movimentos tectônicos.

A proposição diz que as placas colidem e, logo adiante, diz RESULTANDO NA FORMAÇÃO DE FOSSAS TECTÔNICAS. O que se forma com o movimento convergente/de colisão não seriam as FOSSAS OCEÂNICAS? Ou minha interpretação foi equivocada… o item apenas citou coisas que acontecem quando as placas se movimentam e não que e colisão gera fossa tectônica?

Breno Vinicius
    Participante

Boa noite ! No Sensoriamento Remoto, o satélite traduz as informações captadas pelo sensor ou a informação só é traduzida depois no SIG ?
    Obrigado !!

Bianca Valadão
    Participante

Ola professor, tenho dificuldades no assunto Relevo, qual seria a melhor forma de estudar esse assunto ? me atentar as características gerais ou por região?
    Desde já grata.

brainonsleep
    Participante

Oi Jean, tudo bem?
    Estou na semana 5 e infelizmente não consigo abrir alguns dos materiais, poderiam verificar por gentileza? Mais específicamente os mapas mentais dessa semana.

Além disto, estou com dúvida sobre a aula de Movimento das placas, sobre o movimento convergente:
    1) O movimento convergente forma dobramentos modernos (como o Andes, Himalaia, Rochosas e Alpes), e que ele é separado em dois tipos: o por SUBDUCÇÃO e o por COLISÃO. A diferença entre os tipos está apenas na densidade das placas convergentes, em que na colisão elas apresentam densidades iguais. Minha explicação está correta?
    2) Sobre o movimento convergente por subducção, a zona de benioff é aquela da placa que escorrega embaixo?

Obrigada!

Visualizando 10 posts - 31 até 40 (de 40 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.