fbpx

Dúvidas sobre Geografia Humana

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 27 do total)
  • Autor
    Jean Azevedo
    Mestre

Bom dia, Jean. Sobre a lista de exercícios de nação e território, abordam outros assuntos que ainda não tenho domínio. Como proceder referente a isso? Teria outra lista mais específica?

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Maciel

A ideia é essa. Seja estudante, faça perguntas sobre os pontos que você ainda não viu, guarde a lista para fazer quando você sentir segurança em responder. A lista em pdf tem exercícios de vários níveis de dificuldade. Quando você quer questões de fixação da aula, faça as questões online, que estão abaixo de quase todas as aulas.
    Também utilize esse espaço para colocar suas dúvidas. Alguns alunos podem te responder, além de nós professores.

Att

Entendi. Tive uma dúvida no teste de nação e território. Na questão 2 que marquei apropriação, onde faz parte da definição de território, que também é poder sobre uma extensão determinada. Como seria melhor esclarecido essa questão para a alternativa convicta ser essa?

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Maciel tudo bem?

Quando definimos território na Geografia relacionamos com poder, esse poder é colocado em prática com força militar e com leis próprias, sendo a constituição a lei principal de um país, que detém um território. Quando um país se apropria de um território, ele exerce suas leis mas não de forma legal e sim ilegal, já que tratados é necessário que países ratifiquem sua posse. É o caso de Jerusalém e Israel.

Abraços
    tmj

Marcela Dias Calepso
    Participante

Olá! Bom dia.

Estou na primeira lista de Geografia Humana – a de Conceitos Geográficos – e percebi que muitas das questões abordam assuntos não discutidos em aula (principalmente entre as diferentes geografias, como a tradicional, a quantitativa, etc.). Gostaria de saber como faço para ter acesso a esses conteúdos?

Tenho muita dificuldade em geografia pois sempre que estudo o assunto, as questões nunca condizem com o aprendido (durante o ensino médio todo) e isso sempre acaba me fazendo desistir da geografia. Mas não quero fazer isso esse ano.

Por estar na lista e não estar em aula, suponho que se trata de um assunto que eu já deveria dominar – mas eu não domino. Sendo assim, gostaria de saber onde posso estudar esses conceitos.

Muito obrigada pela paciência! Sou iniciante 😀

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Marcela

A ideia é essa! as questões da aula são as questões online que estão abaixo dos conteúdos, as listas em pdf, são questões mais amplas, por isso elas possuem gabarito comentado, com isso você pode estudar a lista e não apenas resolver a questões. Se tiver dúvida, traga aqui no fórum, vamos conversando e arrumando construindo o conhecimento.

Vamos juntos!

Milene Castro
    Participante

Boa tarde. Há uma questão da fuvest de 1980 ( questão 54) que diz que a principal atividade agro-pastoril do Sertão Nordestino brasileiro é a criação de gado bovino. Me questionei o por quê já que a limitação do fator água afetaria diretamente a criação de gado. Não seria correto falar das culturas de carnaúba?
    Muito obrigada desde já

Milene Castro
    Participante

Boa noite. Em outra questão da fuvest 1980, o exercício pede a menor unidade administrativa autônoma no Brasil. Gostaria de entender o por quê da resposta ser MUNICÍPIO e não DISTRITO . Obrigada desde já

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Milena
    O Sertão Nordestino ainda a criação extensiva de gado é a principal atividade econômica, não é em todo sertão que não chove, tem locais com arbustividade e muita chuva em determina época do ano. Leia o livro Vidas Secas que você vai entender muitos pontos do sertão nordestino. O plantio de babaçus e carnaúbas acontece no meio norte e não no Sertão Nordestino.
    Assista a aula de Relevo na plataforma que você vai entender bem.

Vamos juntos

Jean Azevedo
    Mestre

Olá Milena

Distritos não são autônomos, claro! que Brasilia é uma exceção.

Guilherme V. C.
    Participante

Boa tarde! Na aula “Fronteiras nacionais e internacionais” o prof. Silvester define fronteira como uma região ou faixa onde dois territórios se comunicam, já território como um espaço do qual há uma relação de apropriação. Eu fiquei um pouco em dúvida em relação às aplicações dessas definições; sendo o território, então, uma demarcação volátil, uma vez que depende de uma relação de poder que muda com o tempo, por vezes drasticamente, como ficam as fronteiras no caso de, por exemplo, a unificação de um território? Porque onde se havia a comunicação entre dois povos, pertencentes a territórios distintos, se tem agora, pelo imperativo da força, um único território que, no entanto, permanece heterogêneo. Você ainda teria a comunicação entre “dois povos” num determinado ponto, “respeitando” as antigas fronteiras pela herança cultural ou estrutural das normas que vigoraram até então. É possível dizer então que eu ainda tenho uma fronteira nesse novo território unificado? Se não no sentido tradicional de fronteira, talvez uma “fronteira cultural” ou “fronteira econômica” et cetera? Agradeço já a atenção. 🙂

Jean Azevedo
    Mestre

Boa pergunta!
    As relações entre os povos perpassa a dissolução do território, exemplo claro foi a divisão da Alemanha em dois territórias, os laços culturais nunca foram desfeitos.

Luis Felipe
    Participante

Olá. Pode ser uma pergunta simples, mas me bateu a dúvida. Pode-se dizer que a percepção da paisagem é algo subjetivo, por ser uma percepção individual?

Grato.

Jean Azevedo
    Mestre

Perfeito
    Luis Felipe! Você conceituou paisagem.

Vamos juntos

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 27 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.