Cursinho Pré Vestibular Online – HUMANAS e LINGUAGENS – ENEM – VESTIBULARES TRADICIONAIS › Fóruns › GabaritaGeo Humanas 4.0 › Dúvidas Idade Antiga – História Geral
- Este tópico contém 14 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 8 meses, 2 semanas atrás por
Giovanna Pinheiro.
-
AutorPosts
-
23 de fevereiro de 2020 às 19:06 #20115
Jean Azevedo
Mestre2 de março de 2020 às 14:19 #20495Giovanna Pinheiro
ParticipanteSão apenas duas aulas de Mesopotâmia ou tem mais? Eu sou nova na plataforma e estou meio perdida, pois está dizendo que o curso começa amanhã (03/03) mas há aulas disponíveis do humanas 4.0
9 de março de 2020 às 08:45 #20758Jean Azevedo
MestreOlá Giovanna
Siga as aulas do Prof. Baglini de acordo com o cronograma. Aulas de aprofundamento estarão no módulo APROFUNDAMENTO.
Vamos juntos
11 de março de 2020 às 16:59 #20857Guilherme Carvalho
ParticipanteProfessor Rodrigo Baglini, tudo bem?
(FUVEST-SP)
Do ponto de vista cultural, na passagem da Antiguidade para a Idade Média, é correto afirma que o patrimônio greco-romano:
d) não desapareceu com a antiguidade porque a Igreja serviu de conduto para sua sobrevivência
A Universidade deu essa resposta como a correta. Não entendi! Tudo bem que a cultura greco-romana não desapareceu junto com a antiguidade, MAS COMO QUE A IGREJA SERVIU DE CONDUTO PARA QUE ESSA CULTURA NÃO DESAPARECESSE? Logo a igreja? Me explica, por favor.
11 de março de 2020 às 17:04 #20859Guilherme Carvalho
ParticipanteEm uma outra questão, agora de UEPB, deu como verdadeiro a seguinte proposição:
ll. A difusão do Cristianismo provocou sensíveis modificações nos sistemas de valores da sociedade romana, notadamente nos segmentos mais pobres da população
Eu entendo que o Cristianismo começou a se difundir pelos segmentos mais pobres, MAS ELE PROVOCOU MODIFICAÇÕES SENSÍVEIS? Não seriam modificações mais expressivas, notórias?
Desde já, meu muito obrigado à equipe GabaritaGEO
13 de março de 2020 às 02:43 #20938Luis Felipe
ParticipanteColega Guilherme, se me permite, gostaria de dissertar a respeito do tema.
Pode-se dizer que, quando Roma invadiu e dominou os gregos, ela absorveu sua cultura(ou parte dela), daí surgiu a cultura greco-romana. No decorrer do Império Romano do Ocidente, com o Imperador Constantino, o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império, com isso, absorvendo muito da cultura do Império para si. E qual evento histórico é o marco que encerra a Idade Antiga e inicia a Idade Média? Justamente a queda do Império Romano do Ocidente. Com essa queda, evidentemente, o Estado Romano ruiu, mas algumas de suas instituições permaneceram, tal como a Igreja Católica, que herdou a cultura greco-romana, fazendo com que ela(a cultura) sobrevivesse diante do caos instaurado com a queda do Império Romano e todos os seus desdobramentos.
Oras, qual é o idioma “oficial” da Igreja Católica Apostólica Romana? O Latim, idioma oficial do Império Romano do Ocidente.
Outra coisa é a que diz respeito ao Feudalismo, sistema econômica presente na Alta Idade Média. Houve, nele, influências romanas, tais como a centralização política em um centro simbólico, o Rei, que representaria um César, um Imperador romano, e algumas inovações técnicas, como a técnica militar.
Outra coisa: era o Papa quem coroava os Imperadores da época, tal como o que ocorreu com Carlos Magno, coroado o primeiro Imperador do Sacro Império Romano(ou seja, ele estaria acima dos demais Reis), em 800, representando uma “continuação” do Império Romano do Ocidente, além da coroação de Ótão I, em 962, coroado Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, sendo considerado um sucessor de Carlos Magno.
Vale a pena destacar, também, que a filosofia de Santo Agostinho foi inspirada em Platão e que a filosofia de São Tomás de Aquino foi inspirada em Aristóteles, sendo ambos Doutores da Igreja, ambos tiveram grande importância para com a doutrina católica, influenciando o corpo doutrinário da Igreja com as suas filosofias baseadas em filósofos gregos.
Outra coisa: no Renascimento, a Igreja contratou muitos artistas da época para que criassem obras para seus templos. E esse Renascimento é justamente a busca pelos ideais greco-romanos que ficaram “esquecidos” no passado, ou seja, o renascimento da cultura clássica, com toda aquela importância dada à beleza e etc.
Espero que eu não tenha falado muitas besteiras. Corrijam-me se for o caso.
Att.
13 de março de 2020 às 10:47 #20944Guilherme Carvalho
ParticipanteObrigado, Luis Felipe, e fique à vontade sempre. Eu acabei errando por restringir demais a ideia de cultura, me atentei a algumas poucas coisas.
No entanto, ainda fiquei meio assim em relação à questão da UEPB, pois não entendi quando a proposição afirmou que “a difusão do Cristianismo provocou SENSÍVEIS transformações na sociedade romana”, mesmo que ela tenha permeado a sociedade romana aos poucos, com seus crentes sofrendo represálias, aí vem o Edito de Milão, depois o de Tessalônica, enfim…
18 de março de 2020 às 18:11 #21151Guilherme Carvalho
Participante(UEPG PR)
Sobre a democracia grega, assinale o que for correto.
16. A Democracia ateniense era direta e RESTRITA à cidade-estado.
Gabarito é VERDADEIRO, no entanto eu fiquei com uma dúvida. Esparta viveu uma Diarquia. Atenas, entre outras formas de governo, viveu uma democracia. Mas não havia nenhuma outra cidade-estado grega que tinha a democracia como forma de governo?
24 de março de 2020 às 10:36 #21401Jean Azevedo
MestreParabéns Guilherme
Essa é a ideia do fórum
Parabéns
24 de março de 2020 às 10:36 #21402Jean Azevedo
MestreParabéns Guilherme
Essa é a ideia do fórum
Parabéns
24 de março de 2020 às 17:09 #21426Giovanna Pinheiro
Participante(Acho que postei no tópico errado, então estou postando aqui)
Gente, sobre Grécia
Alguém sabe me explicar quando que acontece o período helenístico? Ele é o último período, lá da época do Alexandre o Grande ou ele acontece antes disso?24 de março de 2020 às 17:10 #21427Giovanna Pinheiro
ParticipanteOutra pergunta sobre Grécia: na questão 8 da lista de exercícios, quem seriam os plateus que são citados no texto? Eu não entendi o porquê da resposta ser d) também, segue a questão abaixo:
8. (Espm 2013) (…) A batalha de Maratona foi longa e cheia de peripécias. Os bárbaros conseguiram desbaratar as
fileiras do centro do exército ateniense, pondo em fuga os remanescentes; mas as duas alas compostas de atenienses e
plateus atacaram as forças adversárias que haviam rompido o centro do exército, impondo-lhes uma derrota irreparável.
Vendo-as fugir lançaram-se em sua perseguição, matando e esquartejando quantos encontraram pela frente, até a beira
mar, onde se apoderaram de alguns dos navios inimigos.
(Heródoto. História)
Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o nome da guerra em que ocorreu a batalha de Maratona bem
como os bárbaros, mencionados no texto:
a) Guerra do Peloponeso – troianos;
b) Guerras Médicas – troianos;
c) Guerra do Peloponeso – persas;
d) Guerras Médicas – persas;
e) Guerras Púnicas – cartagineses.26 de março de 2020 às 17:23 #21556Giovanna Pinheiro
ParticipanteTenho outra pergunta kkkkk agora sobre Roma, se puderem me ajudar.
Na aula 17 – V, o professor fala que tinha o grupo dos patriciados urbanos e o grupo dos patriciados do campo. Eu não entendi quem eram os cavaleiros nessa história, eles eram os patriciados do campo e os comerciantes os patriciados urbanos, isso?31 de março de 2020 às 21:03 #21765brainonsleep
ParticipanteOi Giovanna, a pergunta se refere ás Guerras Médicas (também conhecida como Guerras Greco-Persicas): ocorreram pelo avanço da Pérsia sobre as colônias gregas (em uma disputa pelo litoral da Ásia Menor). A Batalha da Maratona (liderada por Dário I em 490 aC), ocorreu nesta guerra (com vitória pela Grécia). Com isto, a resposta é a D) Guerras Médicas – persas (pois os bárbaros mencionados no texto referem-se aos persas que atacaram Atenas).
5 de abril de 2020 às 14:51 #21975Rodrigo Baglini
MestreFala Guilherme tudo bem??
Vale destacar que a democracia grega é a gênese desse sistema de governo, por isso, dentro da ótica de cidades-estados tais como era organizadas as pólis , Atenas era o único espaço que tinha as discussões mais avançadas sobre esse sistema que acabava de nascer, por exemplo, ao analisar a democracia que vivemos hoje com a democracia ateniense muitos “gaps” ficam no meio do caminho, a entender quem era a maioria dentro do território grego? Por exemplo só o homem vivia a democracia bem como só quem tinha posses, ou seja, a gênese da democracia é extremante falha e se consolida apenas na idade contemporânea, digamos em alguns lugares kkkkkk
Abraços
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.