10 DICAS INFALÍVEIS PARA VOCÊ ESTUDAR ON-LINE E SE DAR BEM NOS VESTIBULARES!!!

Já parou para pensar o quanto um cursinho pré-vestibular on-line é eficiente?

Afinal de contas, você:

  • não precisa pegar um “busão” lotado e enfrentar horas de trânsito para chegar no local de estudo;
  • não precisa ficar dando risadas com as piadas dos professores que tomam quase toda a aula e esquecem do mais importante: a aula;
  • não precisa pagar mensalidades abusivas que valem mais a pena para comprar uma casa financiada do que pagar um cursinho;
  • pode tirar todas as dúvidas nas plataformas sem ficar inibido com os colegas da sala ou até mesmo com o professor olhando torto quando você precisa de algumas respostas;
  • pode estudar no seu melhor horário e não aguentar aquela aula chata às 10 horas da noite

  1. ESCOLHA UM LUGAR CONFORTÁVEL PARA ESTUDAR

Pode ser seu quarto, sua sala ou até mesmo a biblioteca de sua escola, o importante é que este local lhe ofereça condições de estudo com bastante atenção e concentração. Por isso, opte por espaços que não tenham muitas pessoas ou barulho que possam te levar à distração.

  1. DEFINA UM HORÁRIO DO DIA PARA ACESSAR A PLATAFORMA

Muito importante definir um horário de estudo, pois esta rotina nos traz um preparo melhor. Embora o curso seja on-line, trate-o como se fosse presencial, e não marque nada no horário que você definiu como sendo seu de estudos. Sei que é difícil recusar um “barzinho”, um futebol, um cinema e até mesmo uma social com os amigos, porém lembre-se de que seus objetivos são maiores que tudo.

  1. ORGANIZE UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Quantas vezes você deixou para estudar tudo na última hora e se viu numa situação bastante desesperadora? Pois é, faltou planejamentos. Por isso, organize a quantidade de aulas  que irá assistir na plataforma diariamente, não deixe para assitir 10 aulas no mesmo dia, da mesma maneira que não é viável assistir apenas uma aula por dia. Organize-se e, principalmente, respeite o seu tempo de aprendizagem. Cansou de assistir à aula? Desligue tudo e vá assistir a um bom filme ou até mesmo sair com seus amigos. Cuide de sua saúde mental.

  1. REALIZE TODOS OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS NA PLATAFORMA

Nosso cérebro é condicionado a aprender tudo aquilo que repetimos; do mais simples ao mais complexo. Portanto, conclua todos os exercícios propostos na plataforma. Revise-os, refaça-os, reescreva-os. Quando alguém lhe disser que você está repetindo demais o mesmo exercício, lembre-se de que outro candidato também o está fazendo.

  1. UTILIZE FONES DE OUVIDO PARA ASSISTIR ÀS VIDEOAULAS

Os fones de ouvido nos propiciam uma melhor sensação de estudos e sobretudo uma melhor concentração ao que está sendo dito, além de eliminar os ruídos externos que podemos ter durante a tarefa. Então, se não tiver um fone de ouvido, compre, pegue emprestado , emende um… o importante é ter foco na sua preparação.

  1. CRIE UM GRUPO DE ESTUDOS

Assistiu à aula e quer estudá-la com alguém? Monte um grupo de estudos, principalmente com alunos que estejam estudando  na mesma plataforma que você. Lembre-se de que vivemos em um mundo digital e aqui estamos falando do universo on-line. Portanto, utilize o Instagram, o Facebook e, principalmente, o WhatsApp. Afinal, não é só de curtidas que vive o homem.

  1. REALIZE FICHAMENTOS E MAPAS MENTAIS DURANTE AS VIDEOAULAS

Quando registra algo, você avisa ao cérebro que aquilo é importante e com isso a informação começa a ser guardada numa espécie de HD do seu cérebro. Além de armazenar a informação, o registro ajuda a organizar suas ideias e a traçar as melhores estratégias de aprendizagem, utilizando os conceitos e as discussões trazidas pelos vídeos.

  1. PAUSE O VÍDEO QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS

Aproveite que você está num mundo on-line, que ninguém irá te chamar de chata ou inconveniente por querer tirar toda hora uma dúvida, e pause quantas vezes forem necessárias o video para realizar algum apontamento, sanar alguma dúvida que ficou durante a explicação do professor ou até mesmo tirar um print para gerar material de estudo. A videoaula não se importa em ser interrompida 1000 vezes.

  1. ASSISTA ÀS VIDEOAULAS ATÉ O FINAL

Às vezes assistimos às videoaulas até a metade por acreditar que a informação que precisávamos já foi passada ou porque a videoaula está desagradável mesmo. Por muitas vezes a informação como um todo só é compreendida quando você vai até o final da aula. Embora ela pareça desinteressante, lembre-se de que tudo isso que você está passando é por uma causa maior, a aprovação no vestibular.

  1. ESCOLHA PLATAFORMAS QUE POSSUAM CURSOS DIRECIONADOS A UMA ÁREA DO CONHECIMENTO

A internet está lotada de plataformas que vendem todos os tipos de cursos, mas você já parou para pensar que quem vende tudo não vende nada? Isso acontece por não se especializarem em algo. Contudo, quando estudamos on-line, focando no vestibular, é melhor não arriscar e procurar plataformas que tenham cursos especializados, como por exemplo, apenas em Ciências Humanas ou somente em Exatas.