FUVEST: o que você precisa saber antes da primeira fase

tudo sobre a

FUVEST: o que você precisa saber antes da primeira fase

            A Universidade de São Paulo (USP) é uma das maiores e mais bem conceituadas universidades públicas do Brasil. Criada em 1934, a USP oferece vagas em 184 cursos de graduação dedicados a todas as áreas do conhecimento. Os cursos estão distribuídos em 42 unidades de ensino presentes na capital e em algumas cidades do interior paulista (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos).

            Para ingressar em um curso de graduação da USP, o candidato tem dois caminhos: o vestibular próprio da universidade (aplicado pela FUVEST) e o ENEM. Hoje vamos falar sobre o vestibular da FUVEST, que tem a prova mais temida pelos vestibulandos.

            O primeiro passo para ingressar em um curso da USP é fazer a inscrição para o vestibular. Na inscrição, o candidato deverá escolher o curso desejado, o qual está inserido em uma das três áreas de conhecimento: ciências humanas, biológicas e exatas. Todos os cursos contam com as provas de 1ª e 2ª fase, sendo que alguns também realizam uma prova de habilidades específicas, como ocorre nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música – ECA e Música – Ribeirão Preto.

            É preciso ficar atento ao fato de que os cursos podem funcionar no período da manhã (matutino), da tarde (vespertino), noturno (à noite), diurno (manhã e tarde, predominando um dos períodos) e integral (ao longo do dia). Se você precisa trabalhar durante a graduação, esse é um dado importante. Outro dado importante é que o sábado é considerado um dia letivo e, dependo do curso, haverá aula nesse dia.

            Mas, antes de perder o sono com a prova de 2ª fase ou com a prova de habilidades específicas, você precisa estar bem preparado para a prova de 1ª fase, pois é necessário alcançar uma nota mínima nessa fase para ser classificado para a próxima.

A 1ª fase é composta por uma prova de Conhecimentos Gerais aplicada em um único dia, geralmente um domingo. Essa prova contém 90 questões de múltipla escolha e tem duração de 5 horas. Isso dá ao candidato aproximadamente 3 minutos por questão, contando o tempo para passar as respostas do rascunho para o gabarito final, já que não há tempo adicional para isso.

            Nessa fase, algumas questões são interdisciplinares, mas todas abordam conteúdos trabalhados no Ensino Médio nas disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Além dos conteúdos específicos das disciplinas, também é cobrada a leitura de obras literárias específicas.

            A prova da FUVEST é considerada uma prova conteudista, pois, além do vasto conteúdo programático cobrado, as questões requerem o domínio de conhecimentos intrínsecos às disciplinas. Isso exige um estudo aprofundado de todas as matérias cobradas, já que são poucas as questões que podem ser resolvidas apenas com a leitura do texto de apoio ou com o raciocínio lógico.

            Na prova de 1ª fase, todas as questões valem a mesma pontuação. Isso quer dizer que, independentemente do curso escolhido, você não obterá nota maior caso acerte questões de determinada área, nem será reprovado se não acertar nenhuma questão de alguma área. Mas é preciso lembrar que só serão convocados para a 2ª fase os candidatos mais bem classificados na 1ª.

            Se você leu até aqui e pensou “legal, mas não tenho grana para viajar a São Paulo para fazer a prova”, saiba que a prova da FUVEST é aplicada em cidades da região metropolitana de São Paulo e também em cidades do litoral e interior paulista (Araçatuba, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté).

Agora é só escolher um curso, uma cidade para prestar a prova e mergulhar de cabeça nos livros.

Quais são os cursos disponíveis pelo vestibular da FUVEST?

Ciências humanas:

Administração; Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas; Artes Visuais; Biblioteconomia e Ciência da Informação; Ciências Atuariais; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Curso Superior do Audiovisual; Design; Direito; Economia; Editoração; Educomunicação; Filosofia; Finanças e Negócios; Geografia; Gestão Ambiental; Gestão de Políticas Públicas; História; Jornalismo; Lazer e Turismo; Letras; Marketing; Música; Pedagogia; Publicidade e Propaganda; Relações Internacionais; Relações Públicas; Têxtil e Moda; Turismo.

Ciências biológicas: Biotecnologia; Ciências Biológicas; Ciências Biomédicas; Ciências dos Alimentos; Educação Física; Educação Física e Esporte; Educação Física e Saúde; Enfermagem; Engenharia Agronômica; Engenharia Florestal; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Gerontologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição e Metabolismo; Nutrição; Obstetrícia; Odontologia; Psicologia; Saúde Pública; Terapia Ocupacional; Zootecnia.

Ciências exatas: Astronomia; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciências da Natureza; Ciências Exatas; Ciências Físicas e Biomoleculares; Engenharia Aeronáutica; Engenharia Ambiental; Engenharia Bioquímica; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Biossistemas; Engenharia de Computação; Engenharia de Materiais; Engenharia de Materiais e Manufatura; Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Nuclear; Engenharia de Minas; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Física; Engenharia Mecânica; Engenharia Mecatrônica; Engenharia Naval; Engenharia Química; Estatística; Estatística e Ciência de Dados; Física; Física Médica; Geociências e Educação Ambiental; Geofísica; Geologia; Informática Biomédica; Matemática; Matemática Aplicada; Matemática Aplicada a Negócios; Matemática Aplicada e Computacional; Meteorologia; Oceanografia; Química; Sistemas de Informação.

https://www.gabaritageo.com.br

Posts relacionados

Gabarita Geo – 2022 © Todos os direitos reservados ®