fbpx

PROVA DE GEOGRAFIA COMENTADA FAMERP 2020

1. (Famerp 2019) Analise o excerto e o mapa.

Região de solos rasos e pedregosos, com presença recorrente de Vertissolos, caracterizada por extenso processo de pediplanação gerador de superfícies de relevo plano pontuada por inselbergs residuais isolados ou agrupados.

O domínio morfoclimático descrito no excerto corresponde, no mapa, ao número

a)  5

b)  6

c)  3

d)  2

e)  4

 

2. (Famerp 2019) Acampamentos de imigrantes vindos da Venezuela foram destruídos por brasileiros em 18.08.2018, em Pacaraima (RR), na fronteira com o país vizinho, que sofre com uma crise humanitária e econômica.

(www.correiobraziliense.com.br, 18.08.2018. Adaptado.)

O excerto expressa uma ação de

a) patriarcado, reconhecido pela Constituição Brasileira de 1988.

b) terrorismo, intimidando o Estado para tomada de poder.

c) nepotismo, exercido pelo poder público estadual.

d) coronelismo, praticada por uma elite urbana.

e) xenofobia, antipatia pelo que vem de fora.

 

3. (Famerp 2019) O Estatuto da Cidade “estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental” (Cap. I, art. 1º, § único). Dispõe que “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno funcionamento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana (art. 2º).

(www.planalto.gov.br. Adaptado.)

Uma das aplicações da função social das cidades corresponde

a) à desapropriação de terrenos urbanos por improdutividade.

b) aos protestos sociais para tratamento médico privado de usuários de drogas.

c) à especulação imobiliária em áreas de preservação ambiental.

d) aos protestos sociais por habitação popular.

e) às manifestações da opinião pública sobre os problemas do metrô.

 

4. (Famerp 2019) Analise o gráfico.

A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que, no cenário brasileiro,

a) o aumento da informalidade total no ano de 2017 é reflexo da estagnação da economia.

b) a redução dos empregados sem contribuição no ano de 2014 é resultado do crescimento da economia.

c) a redução dos assalariados sem carteira no ano de 2017 é consequência da retração da economia.

d) o aumento dos trabalhadores por conta própria no ano de 2017 tem como causa o crescimento da indústria.

e) a redução dos assalariados sem carteira no ano de 2014 reflete o aumento da qualificação profissional.

 

5. (Famerp 2019)

O furacão é um sistema circular que se estende a alturas de  a  formando uma coluna elevada de ar em espiral. Um furacão como o da imagem ocorre

a) no hemisfério sul em uma superfície oceânica fria a cerca de

b) no hemisfério sul em uma superfície oceânica aquecida a cerca de

c) no hemisfério norte em uma superfície oceânica aquecida a cerca de

d) na linha do equador em uma superfície oceânica aquecida a cerca de

e) no hemisfério norte em uma superfície oceânica fria a cerca de

 

6. (Famerp 2019)

A projeção cartográfica de Robinson é uma das mais conhecidas do mundo. Elaborada na década de 1960, essa projeção é classificada como

a) equivalente, com meridianos e paralelos retos.

b) afilática, com meridianos em elipse e paralelos retos.

c) equidistante, com meridianos em elipse e paralelos retos.

d) conforme, com meridianos em elipse e paralelos retos.

e) policônica, com meridianos e paralelos em elipse.

 

7. (Famerp 2019) Sobre um mapa de escala foi demarcada uma área de conservação ambiental com o formato de um quadrado de  de lado.

Esse quadrado demarcado no mapa corresponde à área real de

a)  2,5 km²

b)  250 km²

c)  25 km²

d)  7,5 km²

e)  5 km²

 

8. (Famerp 2019) Em 14.08.2017, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, começou a ser discutida a proposta portuguesa de extensão de sua plataforma continental. Agora para o início da discussão sobre a proposta de poder legal do país sobre os fundos marinhos para lá das 200 milhas marítimas, Portugal entregou uma adenda que contém um novo mapa das “fronteiras” da plataforma continental. Mas, o que é então a extensão da plataforma continental? Ao abrigo Convenção das Nações Unidas sobre o Mar (ou Lei do Mar da ONU), os países costeiros têm a oportunidade de alargar pacificamente o seu território no mar.

ww.publico.pt, 15.08.2018. Adaptado.)

A expansão da plataforma continental diz respeito, portanto, ao aumento

a) da soberania sobre o espaço aéreo sobrejacente.

b) das taxações aduaneiras sobre o comércio externo.

c) da soberania sobre os recursos naturais.

d) da jurisdição sobre o solo e o subsolo marinhos.

e) das taxações sobre as pesquisas científicas no oceano.

 

9. (Famerp 2019) Analise o mapa.

O mapa refere-se a um protocolo internacional, ratificado por 170 países no ano de 2000, denominado

a) Protocolo de Kyoto.

b) Protocolo de Paris.

c) Protocolo de Montreal.

d) Protocolo de Berlim.

e) Protocolo de Cartagena.

 

10. (Famerp 2019) O presidente americano, Donald Trump, anunciou em 08.05.2018 algo que há meses vinha ameaçando fazer: os Estados Unidos vão sair do acordo nuclear firmado em 2015 com o Irã. Logo após o anúncio, Trump assinou uma ordem presidencial para impor novas sanções econômicas ao país do Oriente Médio.

(www.nexojornal.com.br. Adaptado.)

Para o Irã, uma consequência da saída dos Estados Unidos do acordo nuclear de 2015 é:

a) a aproximação com o Estado de Israel.

b) a instabilidade política interna.

c) o aumento de investimentos estrangeiros.

d) a redução do seu desenvolvimento econômico.

e) o aumento da exploração de petróleo

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [E]

A alternativa [E] está correta porque a descrição corresponde a domínio da caatinga onde, no clima semiárido o intemperismo físico produz o solo raso e a formação de inselbergs. As alternativas incorretas são: [A], porque o domínio da Araucária é planáltico; [B], porque o domínio das pradarias apresenta relevo suave com a presença de coxilhas; [C], porque o domínio dos mares de morros apresenta relevo de formas policonvexas; [D], porque o domínio do cerrado se caracteriza pela presença de solos ácidos.  

 

Resposta da questão 2:
 [E]

A alternativa [E] está correta porque a violência contra o acampamento de imigrantes venezuelanos retrata uma manifestação de xenofobia, ou seja, a aversão ao imigrante. As alternativas seguintes são incorretas porque não correspondem ao fato evidenciado pelo texto.   

 

Resposta da questão 3:
 [A]

A alternativa [A] está correta porque, imbuído de ordenar as funções sociais da cidade e da propriedade urbana, o Estatuto da Cidade tem o poder de desapropriar áreas que não cumpram sua função social. As alternativas seguintes são incorretas porque não correspondem às funções do Estatuto da Cidade.  

 

Resposta da questão 4:
 [A]

A alternativa [A] está correta porque o forte aumento da informalidade representado a partir de 2017 traduz a baixa empregabilidade e a recessão da economia do país. As alternativas incorretas são: [B], porque nos 4 trimestres de 2014 ocorreu variação, não redução; [C], porque ocorreu aumento e não redução dos assalariados sem carteira; [D], porque tem como causa a recessão que não gera empregos; [E], porque a redução dos assalariados sem carteira resulta do aumento da empregabilidade.  

 

Resposta da questão 5:
 [C]

A alternativa [C] está correta porque furacões se formam em oceanos cuja temperatura média é de 26°C, e por serem ventos ciclônicos, têm sua espiral determinada pelo Efeito Coriolis, cuja direção no hemisfério norte é no sentido anti-horário. As alternativas incorretas são: [A] e [E], porque a temperatura é maior do que a citada; [B], porque no hemisfério sul a direção é no sentido horário; [D], porque na linha do Equador o vento ciclônico se desfaz, haja vista, não ter atuação do Efeito Coriolis.  

 

Resposta da questão 6:
 [B]

A alternativa [B] está correta porque a projeção de Robinson é afilática, ou seja, não preserva propriedade de equivalência, conformidade ou equidistância, porém, reduz as distorções da representação do globo. As alternativas incorretas são: [A], porque a equivalência distorce as áreas; [C], porque a equidistância preserva a distância entre as regiões; [D], porque a conformidade preserva as formas; [E], porque embora a policônica seja uma afilática, não corresponde à projeção de Robinson.  

 

Resposta da questão 7:
 [C]

A escala do mapa é de  portanto  equivale a  ou  Para calcular a área do quadrado, multiplica-se os lados, então  como indicado corretamente na alternativa [C].  

 

Resposta da questão 8:
 [D]

A alternativa [D] está correta porque, segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direto do Mar (CNUDM), a “plataforma continental de um Estado costeiro compreende o leito e o subsolo das áreas submarinas que se estendem além de seu mar territorial em toda a extensão do prolongamento natural de seu território terrestre até a borda exterior da margem continental ou até uma distância de 200 milhas marítimas das linhas de base (…)”, e portanto, ao expandir a plataforma continental, busca-se o aumento da jurisdição sobre o solo e subsolo marinho, dilatando as áreas de exploração de recursos naturais. As alternativas incorretas [A], [B] e [E], porque a expansão da plataforma marítima não busca ampliar a soberania do espaço aéreo, taxações aduaneiras ou pesquisas científicas; [C], porque a ampliação da plataforma não diz respeito a soberania dos recursos naturais, haja vista, que esta já existe.  

 

Resposta da questão 9:
 [E]

A alternativa [E] está correta porque o Protocolo de Cartagena é um acordo internacional cujo objetivo é manter a segurança no campo, perante o risco dos efeitos adversos da biotecnologia, para a conservação e uso sustentável da diversidade biológica. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque os Protocolos de Kyoto e Paris referem-se ao efeito estufa; [C], porque o Protocolo de Montreal refere-se à camada de ozônio; [D], porque o Mandato de Berlim foi o início das convenções que resulta na criação do Protocolo de Kyoto.  

 

Resposta da questão 10:
 [D]

A alternativa [D] está correta porque com a ruptura do acordo nuclear de 2015 leva à manutenção de sanções econômicas que afetam o desenvolvimento econômico do Irã. As alternativas incorretas são: [A], porque o Irã não é aliado de Israel; [B], porque o governo iraniano tem estabilidade política; [C], porque a tendência é a redução de investimentos estrangeiros; [E], porque a tendência é a redução da demanda do petróleo iraniano em razão de novas sanções.