fbpx

PROVA DE GEOGRAFIA COMENTADA UEL 2020

1. (Uel 2019) Analise o mapa que representa os biomas brasileiros e leia o texto a seguir.

 

Se o índice de desmatamento desse bioma brasileiro se mantiver como é hoje, o mundo pode registrar a maior perda de espécies vegetais da história. A tese é de um artigo de pesquisadores do Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) e de outras instituições nacionais e internacionais.

Esse bioma perdeu  de sua vegetação nativa, e só cerca de  permanece completamente intocado, segundo os pesquisadores. Até 2050, no entanto, pode perder até  do que ainda resta. Isso levaria à extinção  espécies endêmicas – um número oito vezes maior que o número oficial de plantas extintas em todo o mundo desde o ano de 1500, quando começaram os registros. Segundo o artigo, o bioma tem mais de  mil espécies de plantas e animais que não são encontrados em nenhum outro lugar.

“Tem gente que se refere a este bioma como uma floresta de cabeça para baixo, porque dizem que as raízes lá são profundas. Isso torna muito grande a capacidade do solo de absorver água, que será armazenada nos lençóis freáticos”, diz Strassburg. Hoje,  da água de superfície no Brasil fora da Amazônia está no bioma – o que inclui três dos principais aquíferos do país, que abastecem reservas no Centro-Oeste, no Nordeste e no Sudeste.

Adaptado de Camilla Costa – BBC Brasil, 23 de março de 2017. Disponível em www.bbc.com.

Com base no mapa, no texto e nos conhecimentos sobre os biomas brasileiros, responda aos itens a seguir.

 

a) Identifique a denominação do bioma a que o texto se refere, o número que indica sua localização no mapa e cite a região brasileira que possui a maior parte da área de extensão desse bioma.

b) Explique duas características climáticas e duas características da vegetação desse bioma.

 

2. (Uel 2019) Leia o texto a seguir.

O Aquífero Guarani constitui-se em um sistema hidroestratigráfico Mesozoico, formado por sedimentos flúvio-lacustres de idade Triássica (Formação Piramboia) e por depósitos de origem eólica de idade jurássica (Formação Botucatu). É a denominação formal dada ao reservatório de água subterrânea doce, pelo geólogo Danilo Anton em homenagem à nação Guarani que habitou essa região. Trata-se de um Aquífero transfronteiriço que se estende por quatro países: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Adaptado de ZANATTA, L. C. et. al. Qualidade das águas subterrâneas do Aquífero Guarani para abastecimento público no Estado de Santa Catarina. XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Natal, 2008.

 

Com base nos conhecimentos sobre o Aquífero Guarani e águas subterrâneas, assinale a alternativa correta.

a) As águas subterrâneas podem ser captadas e ter seu uso imediato no consumo diário, já que sua principal característica é a potabilidade em toda a extensão do aquífero.

b) O conhecimento hidrogeológico deste Aquífero é amplo, o que permite uma gestão adequada de seus recursos, possibilitando a exploração racional e equitativa por parte dos países da borda oriental.

c) Com o desenvolvimento dos planos diretores de uso do solo, todos os municípios localizados sobre o Aquífero são obrigados a aplicar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o que garante a qualidade das águas infiltradas.

d) Os aquíferos estão protegidos da poluição, já que seu processo de formação impede que os agentes poluidores cheguem às suas águas, o que permite manter sua qualidade.

e) Os aquíferos abastecem a região em que estão inseridos e colaboram com a dinâmica ambiental, econômica e social, mantendo a quantidade de água subterrânea e superficial do planeta.

 

3. (Uel 2019) Analise os gráficos a seguir.

Em 60 anos, a população brasileira aumentou em 138 milhões de habitantes. Passou de, aproximadamente, 52 milhões de habitantes, em 1950, para 190 milhões, em 2010. O crescimento demográfico resulta dos ganhos ou perdas de população provocados pelo crescimento vegetativo e pelo saldo migratório. O principal indicador do crescimento demográfico é a taxa de crescimento geométrico anual, que revela o ritmo de crescimento demográfico da população. Porém, ao longo dessas seis décadas, o motor principal do crescimento demográfico brasileiro foi o chamado crescimento vegetativo e o saldo migratório teve pouca influência no crescimento da população brasileira. Previsões do IBGE indicam uma possível redução no tamanho da população brasileira a partir da terceira década do século XXI. Um dos fatores que sustenta essa previsão é o comportamento da taxa de fecundidade total que, por sua vez, representa o número médio de filhos por mulher em idade reprodutiva.

Com base nesses gráficos e nos conhecimentos sobre crescimento vegetativo, defina crescimento vegetativo de uma população indicando seus componentes e explique sobre qual deles a taxa de fecundidade total atua.

 

4. (Uel 2019) O infográfico a seguir apresenta dados referentes ao saneamento básico nos quesitos coleta e tratamento de esgotos nas macrorregiões brasileiras.

Com base nos dados do infográfico, nos conhecimentos sobre as desigualdades regionais e a deficiência de infraestrutura urbana, assinale a alternativa correta.

a) As regiões Sul e Nordeste possuem uma cobertura de esgotamento (coletado e tratado) que atinge 87% das pessoas demonstrando a redução das desigualdades inter-regionais da infraestrutura urbana.

b) O esgoto coletado e tratado, juntamente com os da solução individual, nas regiões Norte (63%) e Nordeste (52%), demonstram que a existência dos rios de grande volume de água serve para diluir os esgotos, diminuindo o impacto nos canais, nos rios urbanos e na saúde da população.

c) A modernização do território nacional e o padrão de desenvolvimento econômico concentrador contribuem para a baixíssima remoção de carga orgânica advinda do tratamento do esgoto doméstico com atendimento adequado presente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, correspondendo a 33% e 48%, respectivamente.

d) O panorama geral da coleta e do tratamento de esgotos das macrorregiões brasileiras indica que 57% da população nacional convive com uma paisagem urbana com esgotos a céu aberto e despejado nos córregos e nos rios.

e) O atendimento precário ou inexistente de coleta e tratamento de esgoto ocorre de forma heterogênea, no território inter-regional, afetando 43% da população brasileira.

 

 

5. (Uel 2019) Leia o texto a seguir.

A climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em suas interações com as atividades humanas e com a superfície do Planeta durante um longo período de tempo.

MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, p. 15.

Com base nos conhecimentos sobre climatologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(     ) O estudo em climatologia possibilitou desvendar as dinâmicas naturais e o comportamento da atmosfera para que grupos sociais superassem a condição de meros espectadores das intempéries naturais e compreendessem o funcionamento de alguns fenômenos, em diferentes escalas.

(     ) Os monitoramentos das condições atmosféricas, realizados a cada segundo, em escala local, foram possíveis em razão do lançamento de satélites meteorológicos, de maior confiabilidade, desde o final do século XIX.

(     ) A ilha de calor é um fenômeno climático típico das grandes cidades que colabora para aumentar os índices de poluição, resultando na elevação das temperaturas médias nas áreas centrais da mancha urbana, em comparação com as áreas periféricas ou rurais.

(     ) O difícil acesso às informações meteorológicas e climáticas tornou os conhecimentos da dinâmica atmosférica planetária e regional restritos à elite científica, o que impediu a elaboração de pesquisas e a popularização da ciência climatológica.

(     ) Os elementos do clima – radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, precipitação – são grandezas que caracterizam o estado da atmosfera e descrevem suas condições em um dado local e instante.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) F, V, F, V, V.

b) F, V, V, F, F.

c) V, F, F, V, F.

d) V, F, V, F, V.

e) V, V, F, F, V.

 

6. (Uel 2019) Leia o texto a seguir

A chuva tem sido considerada uma das principais inimigas do resgate dos 12 meninos presos em uma caverna com seu técnico de futebol no norte da Tailândia. E a previsão para as próximas duas semanas é de tempestades diárias na região, o que é comum nesta época do ano conhecida como período das monções no sudeste asiático. O complexo de cavernas de Tham Luang está alagado e o nível da água pode subir e atingir o grupo, que hoje está abrigado em uma área mais alta dos túneis. As autoridades da Tailândia consideram que o resgate pode demorar até quatro meses justamente em função da época das monções, dependendo da opção de salvamento que será empregada.

Disponível em noticias.r7.com

Com base nos conhecimentos sobre chuvas torrenciais, explique o que são as monções, quais as suas causas e como esse fenômeno ocorre no sudeste asiático.

 

7. (Uel 2019) Leia o texto a seguir.

[O] vasto contingente de assentamentos inseridos de forma ambígua na cidade é uma das mais poderosas engrenagens da máquina de exclusão territorial que bloqueia o acesso dos mais pobres às oportunidades econômicas e de desenvolvimento humano que as cidades oferecem.

Adaptado de ROLNIK, R. A construção de uma política fundiária e de planejamento urbano para o país – avanços e desafios. Políticas sociais: acompanhamento e análise, Brasília: IPEA, 2006, p. 200.

Como base no texto e nos conhecimentos sobre a urbanização, considere as afirmativas a seguir.

I. O processo de urbanização no Brasil inicia-se a partir da criação das Regiões Metropolitanas em 1950, tendo em vista que as cidades passavam pela dinâmica de conurbação.

II. O princípio fundador do Estatuto da Cidade é o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana e visa criar mecanismos destinados à urbanização e à produção de habitação de interesse social para permitir a inclusão urbana da população que se encontra à margem do mercado legal de terras.

III. As condições de habitabilidade das ocupações irregulares, a que parte da população brasileira se submete para sobreviver, refletem a segregação urbana, que se constitui na manifestação da desigualdade socioeconômica e espacial que impera na sociedade brasileira.

IV.A disparidade socioespacial atrela-se à estrutura fundiária urbana brasileira que se sedimenta com a força exercida pela propriedade privada da terra, o que restringe o acesso à terra urbanizada.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

8. (Uel 2019) Leia o texto a seguir.

No sentido antigo do termo, um recurso natural, como todas as formas de vida, é algo intrinsecamente dotado do poder de auto-renovação. Essa compreensão profunda da vida é negada pelas novas “empresas de ciências da vida” que impedem a auto-renovação da vida a fim de transformar os recursos naturais em matérias-primas lucrativas.

CAPRA, F. As conexões ocultas: Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2003. p. 209.

Quando se deslumbram encantamentos e desencantamentos na chamada sociedade do conhecimento científico e tecnológico de fins do século XX e primórdios do século XXI, como aludido no texto, pode-se afirmar que

a) a transgenia aplicada na produção agrícola permitiu aos produtores rurais a geração de suas próprias sementes transgênicas, dando-lhes autonomia produtiva.

b) a biopirataria praticada pelos povos nativos prejudicou os lucros das corporações transnacionais envolvidas diretamente nos direitos sobre as patentes de suas pesquisas tecno-científicas.

c) a partir do desenvolvimento científico da biotecnologia, os profissionais vinculados a essa área se tornaram responsáveis a cumprir os preceitos da bioética.

d) o projeto de pesquisa científico e tecnológico de mapeamento genético denominado Genoma Humano foi desenvolvido pela Bayer e teve sua patente reconhecida pela ONU.

e) o patrimônio genético dos povos nativos e seus conhecimentos de práticas milenares de cultivo e de relação com seu habitat gerou-lhes rendimentos lucrativos no Banco Mundial.

 

9. (Uel 2019) Leia a tirinha a seguir.

Com base nos dados do infográfico, nos conhecimentos sobre as desigualdades regionais e a deficiência de infraestrutura urbana, assinale a alternativa correta.

a) As regiões Sul e Nordeste possuem uma cobertura de esgotamento (coletado e tratado) que atinge 87% das pessoas demonstrando a redução das desigualdades inter-regionais da infraestrutura urbana.

b) O esgoto coletado e tratado, juntamente com os da solução individual, nas regiões Norte (63%) e Nordeste (52%), demonstram que a existência dos rios de grande volume de água serve para diluir os esgotos, diminuindo o impacto nos canais, nos rios urbanos e na saúde da população.

c) A modernização do território nacional e o padrão de desenvolvimento econômico concentrador contribuem para a baixíssima remoção de carga orgânica advinda do tratamento do esgoto doméstico com atendimento adequado presente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, correspondendo a 33% e 48%, respectivamente.

d) O panorama geral da coleta e do tratamento de esgotos das macrorregiões brasileiras indica que 57% da população nacional convive com uma paisagem urbana com esgotos a céu aberto e despejado nos córregos e nos rios.

e) O atendimento precário ou inexistente de coleta e tratamento de esgoto ocorre de forma heterogênea, no território inter-regional, afetando 43% da população brasileira.

 

Cite e explique três consequências da problemática ambiental revelada no diálogo entre as personagens da tirinha.

 

10. (Uel 2019) Analise o mapa a seguir.

Como base no mapa e nos conhecimentos da geopolítica mundial no século XX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(     ) O término da Segunda Guerra Mundial inaugurou o período denominado Guerra Fria marcado pelo confronto ideológico entre a URSS e os EUA, gerando diversos conflitos por disputas de territórios.

(     ) Fidel Castro se aproximou do bloco socialista, do qual nasceu um plano que levou a uma das maiores crises políticas da Guerra Fria: o conflito entre a União Soviética e os Estados Unidos (1962), designado como a Crise dos Mísseis em Cuba.

(     ) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar fundada no princípio da segurança coletiva com o objetivo de manter a paz entre os países membros e a democracia dentro deles.

(     ) A corrida armamentista constitui-se em uma característica secundária deste período, já que a questão central da geopolítica, pós Segunda Guerra Mundial, foi a disseminação da organização espacial mundial multipolar.

(     ) A designação de “fria” vinculou-se a um período geopolítico no qual se destacava a abstenção das superpotências nos conflitos militares nas áreas periféricas do mundo, de forma que os norte-americanos e os soviéticos se desvincularam de guerras localizadas em outras partes do mundo.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.

b) V, V, F, F, F.

c) V, F, F, V, V.

d) F, F, V, V, V.

e) F, F, F, V, V.

 

11. (Uel 2019) Leia o texto a seguir.

Todos os espaços são geográficos porque determinados pelo movimento da sociedade, da produção. Mas tanto a paisagem quanto o espaço resultam de movimentos superficiais e de fundo da sociedade, uma realidade de funcionamento unitário, um mosaico de relações, de formas, funções e sentidos.

SANTOS, M. Metamorfose do Espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: EDUSP, 2008, p.67.

O espaço geográfico é o principal objeto de estudo da Geografia e, a partir dele, conceitos e categorias de análises compõem a relação sociedade-natureza.

Com bases nesses conhecimentos, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.

 

(I) Paisagem (A) Caracteriza-se pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente, sendo o resultado de significados construídos pela experiência, com referenciais afetivos desenvolvidos ao longo da vida.
(II) Lugar (B) Compreende tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança: trata-se do domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Forma-se não apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.
(III) Território (C) Sistema integrado de fluxos que se constitui por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós ou polos de bifurcação, definindo-se pelo grau de acesso que eles oferecem, além de exibirem aspectos materiais, embora seu conteúdo seja imaterial.
(IV) Região (D) Liga-se à formação econômica e social de uma nação, sendo produto do processo de apropriação e domínio social, cotidianamente, inscrevendo-se num campo de poder, de relações socioespaciais, nas quais a natureza exterior do homem está presente de diferentes maneiras.
(V) Rede (E) É uma porção do espaço delimitada a partir do agrupamento de aspectos, em certa medida, homogêneos, seja por um critério físico-natural, socioeconômico, cultural, entre outros, que resulta em uma diferenciação de área.

 

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-B, III-C, IV-E, V-D.

b) I-A, II-D, III-C, IV-B, V-E.

c) I-B, II-A, III-D, IV-E, V-C.

d) I-B, II-D, III-A, IV-C, V-E.

e) I-E, II-A, III-B, IV-C, V-D.

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 a) O texto se refere ao Bioma Cerrado, localizado no mapa pelo número 2. A região com a maior área desta formação vegetal é a Centro-Oeste. O bioma apresenta áreas menores no Nordeste e Sudeste.

 

b) O clima dominante no Cerrado é o tropical. Trata-se de um clima quente com baixa amplitude térmica, verão chuvoso e inverno seco. O índice pluviométrico está por volta de 1300 mm. As massas de ar dominantes são a MEC (massa Equatorial continental: quente e úmida) e MTC (massa Tropical continental: quente e seca).

O Cerrado, no que se refere a vegetação, é uma formação complexa, isto é, apresenta diversidade fisionômica (formações arbóreas, savânicas e herbáceas). Portanto, existe Cerrado na forma de savana (domínio dos estratos herbáceo e arbustivo com árvores pontuais), na forma de floresta (Cerradão), com palmeiras (Veredas) e com espécies herbáceas (Campo limpo). As plantas do Cerrado são esclerófilas, ou seja, apresentam tortuosidade de caules, troncos espessos e folhas coriáceas. O escleromorfismo é uma adaptação aos solos pobres em nutrientes e ácidos. Várias espécies apresentam raízes pivotantes para a captação de água do lençol freático principalmente durante o período de seca. Algumas também estão adaptadas a ocorrência de incêndios naturais periódicos.  

 

Resposta da questão 2:
 [E]

[A] Incorreta. Nem toda água subterrânea pode ser captada e utilizada no consumo diário, já que há pontos de concentração de salinidade, como é o caso das zonas confinadas (intermediária, profunda e alta salinidade) onde não há recarga significante. As águas dessas regiões não são renováveis, sendo consideradas águas fósseis, isto é, sua extração deve ser considerada uma mineração do aquífero, já que não há reposição; são as chamadas zonas confinadas com água subterrânea salina (FOSTER et al. 2009, p.11).

[B] Incorreta. O conhecimento hidrogeológico deste Aquífero ainda é restrito e não permite uma gestão adequada de seus recursos, impedindo a exploração racional e equitativa por parte dos países da borda ocidental. Não se sabe com precisão a quantidade de água armazenada no Aquífero Guarani, no entanto, conforme a Agência Nacional de Águas (ANA), as reservas permanentes de água são da ordem de 45 mil quilômetros cúbicos, sendo que aproximadamente 65% desse total está localizado no território brasileiro. Se o deficit de informação técnica prejudica a formação de uma política para esse recurso, a falta de compreensão social sobre o tema dificulta a legitimação prática de uma eventual legislação de aquíferos (VILLAR, 2008). A América Latina é uma zona rica em águas: além do potencial superficial, foram identificados 29 aquíferos transfronteiriços na região. No Brasil, localizam-se onze desses aquíferos (STEPHAN, 2009). Apesar disso, faltam acordos internacionais sobre o tema na região. No âmbito interno, as políticas nacionais sobre águas subterrâneas estão em estado embrionário, diante da falta de conhecimento técnico ou da capacidade institucional e legal. Dos aquíferos latino-americanos, destaca-se o Aquífero Guarani, alvo de vários projetos internacionais, que permitirão um melhor conhecimento sobre sua dinâmica e características geológicas.

[C] Incorreta. Considerando que o Aquífero Guarani é transfronteiriço e, dessa forma, extrapola o território brasileiro, considerar que o desenvolvimento dos planos diretores de uso do solo, que são exclusivos do Brasil, é um equívoco, pois cada país tem sua Política Nacional, seja de Resíduos Sólidos ou de proteção ambiental, e, portanto, não garante que os países que compõem o Aquífero Guarani (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai) mantenham a qualidade das águas infiltradas, sendo estas passíveis de contaminação

[D] Incorreta. A poluição local tem sido um dos maiores problemas enfrentados e discutidos pelos ambientalistas. Com a expansão da urbanização e da industrialização nas áreas do Aquífero, a contaminação do solo tem afetado a qualidade da água em pontos confinados de recarga e descarga, sendo esta a principal fonte de recarga do aquífero e também a mais vulnerável à contaminação. Em algumas regiões, como, por exemplo, Ribeirão Preto, cidade do estado de São Paulo, o aquífero vem sofrendo contaminação por agrotóxicos e pelo vinhoto (resíduo proveniente da destilação fracionada da cana-de-açúcar). Outras substâncias também podem provocar a poluição desse reservatório subterrâneo, pois a água da chuva entra em contato com esses elementos e, posteriormente, é infiltrada.

[E] Correta. Os aquíferos abastecem a região em que estão inseridos e colaboram com a dinâmica ambiental, econômica e social, mantendo o equilíbrio entre a quantidade de água subterrânea e a superficial do planeta. A recarga natural do Aquífero ocorre pela infiltração das águas de chuva nas áreas de afloramentos e, de forma retardada, em parte da área de confinamento, por filtração vertical; ao longo de descontinuidades das rochas a estrutura de um aquífero assinala diferentes camadas geológicas. O Aquífero Guarani é constituído de sedimentos arenosos (arenito) e lavas de basalto, formadas na Era Mesozoica (241 milhões a 65 milhões de anos atrás). Num aquífero, rocha e água formam parte da mesma estrutura. Sua formação geológica, com rochas porosas e impermeáveis, contribuiu para a absorção e armazenamento de captação da água da chuva. Por meio das precipitações e dos rios, os aquíferos continuam a ter sua água reposta.  

 

Resposta da questão 3:
 O crescimento vegetativo de uma população é calculado por meio da diferença entre as taxas de natalidade (nascimentos a cada 1000 habitantes) e mortalidade (mortes a cada 1000 habitantes). A taxa de fecundidade corresponde ao número médio de filhos por mulher na idade fértil, portanto interfere na taxa de natalidade. Assim, quando a taxa de fecundidade tem queda, a taxa de natalidade sofre diminuição. As taxas de natalidade e fecundidade caíram no Brasil nos últimos anos devido a múltiplos fatores, entre os quais, a urbanização, a melhoria do acesso aos serviços de educação e saúde, a difusão do acesso a anticoncepcionais e a emancipação feminina.  

 

Resposta da questão 4:
 [E]

A alternativa [E] está correta porque os dados indicam disparidades entre as regiões e, portanto, o atendimento precário ocorre de forma heterogênea pelo território. As alternativas incorretas são: [A], porque 72% possuem a cobertura de esgoto coletado e tratado; [B], porque a região Norte representa 33% e a Nordeste 48% do esgoto coletado e tratado e solução individual; [C], porque o atendimento adequado no Sudeste e Centro-Oeste corresponde respectivamente à 59% e 63%; [D], porque 57% da população é atendida pela coleta e tratamento de esgoto.  

 

Resposta da questão 5:
 [D]

(VERDADEIRO) – O acesso aos dados meteorológicos permite maior atuação da sociedade sobre os fenômenos climáticos.

(FALSO) – Satélites meteorológicos são utilizados somente no segundo meado do século XX.

(VERDADEIRO) – A cobertura asfáltica aliada ao concreto das grandes cidades resulta em aumento da temperatura, impacto conhecido como “ilhas de calor”.

(FALSO) – Ocorreu intensa popularização das informações e da tecnologia que resulta em avanços na ciência da climatologia.

(VERDADEIRO) – O clima de um local é dado pela sucessão habitual dos tipos de tempo, que por sua vez, são combinações dos elementos do clima.  

 

Resposta da questão 6:
 No sul e sudeste asiáticos prevalece o clima tropical de monções. O verão é muito chuvoso, uma vez que predominam ventos úmidos impulsionados pela alta pressão sobre os oceanos em direção aos continentes com baixa pressão. O inverno é seco, pois dominam ventos secos oriundos da alta pressão sobre o continente em direção aos oceanos com baixa pressão. A oscilação de pressão é decorrente de diferenças de aquecimento entre o oceano e o continente.

Os altos índices pluviométricos no meio do ano (verão no hemisfério norte) provocam enchentes em extensas áreas em países como Índia, Bangladesh e Tailândia, o que explica a inundação na caverna (geologia e relevo de carste) tailandesa e a complexidade do regate do time de futebol.  

 

Resposta da questão 7:
 [E]

A afirmativa [I] é incorreta porque a criação das Regiões Metropolitanas deu-se na década de 1970. As afirmativas [II], [III] e [IV] são corretas porque a estrutura fundiária concentrada invalida o acesso a terra sobrecarregando as cidades com parcela da população que, em razão do baixo poder de consumo fica segregada nas cidades e, dessa forma, o Estatuto da Cidade é um instrumento que busca reduzir ou eliminar essas distorções.  

 

Resposta da questão 8:
 [C]

A alternativa [C] está correta porque o desenvolvimento científico aplicado à genética deve ser tutelado pela bioética. As alternativas incorretas são: [A], porque as sementes transgênicas são estéreis; [B], porque a biopirataria não prejudica as corporações, mas os países que perdem o controle sobre seu banco genético; [D], porque o projeto não foi desenvolvido pela Bayer e a ONU não tem a função de patentear projetos; [E], porque a função do Banco Mundial não é balizar o lucro do patrimônio genético de um país.  

 

Resposta da questão 9:
 A problemática ambiental representada na charge apresenta agentes naturais e antrópicos. Os desmatamentos são promovidos pelas atividades socioeconômicas. O desflorestamento apresenta como consequências, a perda de biodiversidade, as alterações climáticas (diminuição da evapotranspiração, umidade e chuvas), agravamento do aquecimento global, aumento da erosão e assoreamento dos rios. Outra consequência é a maior ocorrência de enchentes, uma vez que rios assoreados tem sua capacidade de vazão reduzida e podem transbordar após chuvas intensas.

No diálogo também são mencionados também fenômenos naturais como terremotos, tsunamis e ciclones (tropicais e extratropicais) que provocam perda de vidas humanas, destruição de moradias e comprometimento das infraestruturas (transportes, energia e telecomunicações).  

 

Resposta da questão 10:
 [A]

(VERDADEIRO) – A ordem bipolar ou guerra fria estendeu-se do fim da segunda guerra mundial até a década de 1990 com o desmonte da URSS.

(VERDADEIRO) – A aproximação de Fidel à URSS leva à Crise dos Mísseis, momento em que a insistência dos EUA na retirada dos mísseis e da URSS em sua manutenção, podia ter deflagrado a terceira guerra mundial.

(VERDADEIRO) – A OTAN foi criada como uma forma de deter o avanço soviético, haja vista ser formada pelas potencias capitalistas do período bipolar.

(FALSO) – A corrida armamentista foi uma das principais características do período, constituindo a base de oposição entre as potências mundiais no período bipolar.

(FALSO) – Uma das características da guerra fria são as “guerras proxy” ou “guerras por procuração” que veiculavam o envolvimento indireto das superpotências.  

 

Resposta da questão 11:
 [C]

A associação correta é: I-B – Paisagem é a superfície percebida pelos nossos sentidos; II-A – Lugar é o espaço de identificação do indivíduo; III-D – Território é o espaço conjugado por uma relação de poder; IV-E – Região é um recorte do espaço; V-C – Rede é um sistema de fluxos.