SIMULADO VESTIBULAR MACKENZIE COM GABARITO COMENTADO

Voltar

VESTIBULAR MACKENZIE

1.  “a União Europeia (UE) atrai muitos imigrantes, principalmente a porção mais rica do bloco. Imigrantes vindos das ex-colônias europeias, em especial da África e da Ásia, procuram se estabelecer em suas antigas metrópoles. […] Também é significativa a imigração dos países mais pobres do Leste Europeu para a porção mais rica da União Europeia.”

Terra, L; Araújo, R.; Guimarães, R. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 3 ed, São Paulo: Moderna, 2015, p.92.

Sobre a questão imigratória na Europa, especialmente na União Europeia (UE), podemos afirmar que;

I. o Espaço Schengen, constituído, dentre outros, por todos os países que compõem a UE, foi implantado por um acordo, em 1985, e prevê o fim do controle das fronteiras e a livre circulação de pessoas entre os países membros.
II. a livre circulação de pessoas entre os países da UE tem se mostrado um problema, por isso os países membros tentam impedir qualquer fluxo imigratório, uma vez que quem consegue entrar em um dos países do bloco pode circular livremente pelos demais.
III. em virtude da imigração magrebina, uma das principais comunidades muçulmanas na UE encontra-se na França e sua presença funciona como pretexto para campanhas políticas de cunho xenofóbico.
IV. do ponto de vista econômico, o fluxo de imigrantes tem impactos positivos, pois ameniza o processo de envelhecimento da população e fornece mão de obra barata para a maioria das funções rejeitadas pelos europeus.
V. os fluxos imigratórios têm grande impacto demográfico na UE, visto que a maior parte do crescimento populacional do bloco não decorre do crescimento vegetativo, mas sim dos saldos migratórios.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

a) I, II e IV
b) I, II e V
c) I, III e V
d) II, III e IV
e) III, IV e V

2. Em decisão de grande repercussão mundial, o Reino Unido opta pela saída da União Europeia. Sobre esse fato, é correto afirmar:

a) A saída do Reino Unido da União Europeia foi uma resposta direta e imediata ao ingresso de países do Leste Europeu no último ano.
b) A Escócia foi submetida, recentemente, a dois plebiscitos: em 2014, optou por permanecer no Reino Unido e, em 2016, por retirar-se da União Europeia.
c) O Reino Unido é formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
d) A partir da Comunidade Econômica Europeia, a União Europeia foi significativamente ampliada, completando 28 países no final do século XX.
e) A consequência imediata da saída do Reino Unido da União Europeia é o abandono do espaço de livre circulação e da utilização do Euro como moeda.

3. 

Observe a charge e marque a opção correta, levando-se em conta a emigração em massa do Oriente Médio em direção à Europa.

a) Os estados europeus se utilizam de artifícios diversos para conquistar países em outros continentes.
b) Os países árabes conseguiram definir uma brecha no protecionismo europeu, criando conflitos civis fictícios.
c) Os terroristas podem se aproveitar do enorme fluxo de refugiados das guerras civis dos países árabes para entrarem na Europa.
d) Os países do Leste europeu são os mais prejudicados com o fluxo de refugiados das guerras civis por estarem na fronteira continental.
e) Os signatários dos Acordos de Schengen são os que mais criam problemas para a entrada dos refugiados sírios no continente europeu por via terrestre e marítima.

PLATAFORMA DE HUMANAS

GABARITAGEO

4. Associe a Coluna 1, em que estão indicadas algumas das montanhas mais importantes da Europa, às suas localizações e algumas características, descritas na Coluna 2.

Coluna 1       Coluna 2
(1) Pirineus ( ) Montanhas de formação recente, que ficam entre o mar Negro e o mar Cáspio, abrigam climas          responsáveis pela presença de florestas, mas também de estepes e povos étnica e culturalmente muito diversos.
(2) Urais    ( ) Cordilheira considerada uma fronteira natural entre a Península Ibérica e a França, na qual se encontra localizado o pequeno principado de Andorra.
(3) Alpes    ( ) Dobramentos modernos de maior destaque na Europa, ocupam a região central deste continente, com grande destaque nos territórios suíço e austríaco.
(4) Cáucaso ( ) Relevo de formação recente que se alonga pelos territórios dos países denominados de leste europeu, tais como Polônia, Eslováquia, Hungria e Romênia.
(5) Cárpatos ( ) Maciço antigo, localizado na Rússia, considerado como a fronteira física entre a Europa e a Ásia.

Assinale a sequência correta da enumeração.

a) 1 – 5 – 2 – 4 – 3
b) 5 – 1 – 3 – 4 – 2
c) 4 – 2 – 3 – 1 – 5
d) 2 – 3 – 4 – 5 – 1
e) 4 – 1 – 3 – 5 – 2

5.  Em março último, a parte do território da Ucrânia foi anexada pela Rússia após a realização de referendo, no qual a população dessa região decidiu por sua separação do país do qual anteriormente fazia parte, trazendo de volta para a Europa e para mundo a ameaça de conflito entre países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos e a Rússia. Acerca dessa crise, é CORRETO afirmar que:

a) Denomina-se de Chechênia a região que, separada da Ucrânia, foi anexada pela Rússia.
b) Como 30% do gás natural consumido nos países da Europa Ocidental é fornecido por ela, a Rússia ameaça cortar esse fornecimento como forma de pressionar os países europeus contrários aos interesses russos.
c) A Ucrânia, país localizado às margens do mar Báltico, desde sua independência, no final da Segunda Guerra Mundial, tem fortes ligações com os países europeus ocidentais.
d) O Brasil assumiu uma posição clara em favor do respeito da integridade da Ucrânia, congelando suas relações diplomáticas com a Rússia.
e) A crise política na Ucrânia teve início a 21 de novembro, com manifestações de milhares de pessoas para protestar contra a decisão do presidente de reforçar os laços econômicos e comerciais com a União Europeia.

6.  A integração da União Europeia começou oficialmente em 1957 e durante décadas houve um movimento contínuo de ampliação das liberdades de circulação de riquezas. A imagem abaixo aponta um fato importante desse período: a entrada em vigor do Acordo Schengen. Nos últimos anos, no entanto, o bloco vem enfrentando dificuldades que sinalizam a possibilidade de retrocessos.

2016

A Alemanha e outros países da União Europeia estenderam por mais três meses o controle em suas fronteiras. Além da Alemanha, também Áustria, Dinamarca, Suécia e Noruega (que não faz parte da UE) vão continuar com o controle temporário de suas fronteiras, após o aval do Conselho Europeu. Todos esses países fazem parte da zona de livre-circulação prevista no Acordo Schengen.

Adaptado de g1.globo.com.

Considerando os eventos ocorridos nesse continente nos últimos cinco anos, a explicação para a mudança exposta na notícia é a necessidade de controle dos fluxos de:

a) capitais
b) serviços
c) pessoas
d) mercadorias

7.  O Parlamento da Catalunha aprovou nesta quarta-feira (06.09.17) a convocação de um plebiscito para 1º de outubro de 2017, apesar de que o Tribunal Constitucional da Espanha deva derrubar a medida. A expectativa é de nova retaliação das autoridades centrais espanholas aos políticos catalães.

(www.folha.uol.com.br. Adaptado)

Considerando conhecimentos acerca das questões políticas europeias, é correto afirmar que o plebiscito convocado na Catalunha objetiva aprovar sua,

a) independência do País Basco.
b) saída da União Europeia.
c) unificação à Espanha.
d) independência da Espanha.
e) unificação ao País Basco.

8. Leia o texto a seguir para responder a questão.

População idosa da Europa é um desafio para o sistema previdenciário

Jornal do Brasil

“O equilíbrio no sistema previdenciário europeu é um dos grandes desafios do continente para as próximas décadas, acreditam os especialistas. Os que vivem de aposentadorias deverão atingir a maioria da população europeia, com cerca de do total em 2050. Porém, a crise econômica que se alastra no Velho Mundo já desempregou cerca de do continente, causando um desequilíbrio que deverá afetar os Estados no futuro.”

Fonte: www.jb.com.br/economia/noticias/2012/02/03/

O trecho da reportagem acima retrata parte do problema do chamado “deficit previdenciário”. Este problema envolve aspectos demográficos, econômicos e políticos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) O deficit previdenciário é um problema grave da Europa, pois sua população ainda se encontra na primeira fase do processo de transição demográfica, apresentando redução constante dos índices de mortalidade e aumento da expectativa de vida. Os índices elevados de natalidade, pouco superiores às médias mundiais, não têm sido suficientes para a reposição da mão de obra e, consequentemente, das contribuições previdenciárias.
b) A população europeia encontra-se na segunda fase do processo de transição demográfica, caracterizando-se por uma queda recente dos índices de natalidade, o que garante a mão de obra compatível com as contribuições previdenciárias. Desse modo, o problema do deficit se justifica apenas pela crise econômica deflagrada em 2008.
c) A contínua elevação da expectativa de vida fez aumentar a proporção de idosos no continente europeu, ao mesmo tempo em que a reduzida taxa de natalidade fez com que a proporção da população economicamente ativa não acompanhasse esse crescimento. Esses dois fenômenos, combinados, provocam o deficit previdenciário, agravado pela crise econômica.
d) A população europeia é chamada de “madura” ou “envelhecida”, pois a proporção média de idosos (pessoas acima de 60 anos) nos países do continente ultrapassa os 60% da população total. Nesse contexto, os gastos com aposentadorias e pensões tornam-se muito superiores ao volume das contribuições previdenciárias.
e) A grande participação de imigrantes ilegais é a principal causa do deficit previdenciário nos países europeus, sobretudo na sua porção ocidental. Países como França e Alemanha apresentam grandes percentuais de estrangeiros irregulares, notadamente argelinos e turcos. Esses imigrantes, por serem ilegais, não trabalham, mas consomem os recursos previdenciários sob a forma de aposentadorias e pensões.

9.  O climograma abaixo corresponde a que tipo de clima?

Assinale a alternativa correta.

a) Clima Mediterrâneo.
b) Clima Subpolar.
c) Clima Temperado Oceânico.
d) Clima Tropical Litorâneo.
e) Clima Temperado Continental.

Gabarito

Resposta da questão 1:
[E]

Os itens incorretos são:
[I] o Espaço de Schengen fiz respeito a livre circulação de pessoas na União Europeia, todavia não suprime o controle de fronteiras, já que podem circular pela Europa pessoas que são de fora do bloco com diferentes finalidades como turismo.
[II] a livre circulação de cidadãos trouxe enormes benefícios econômicos, sociais e culturais para os países da União Europeia. Quanto à imigração, as posições dos países do bloco são diversificadas conforme o quadro político e ideológico reinante, não existe consenso, existem países que desejam maiores restrições como Hungria e Polônia, todavia, alguns países são mais liberais no acolhimento a imigrantes e refugiados, como é o caso da Alemanha.

Resposta da questão 2:
[C]

A alternativa [C] está correta porque o Reino Unido é um Estado soberano composto por quatro países. As alternativas incorretas são: [A], porque os argumentos para a saída do Reino Unido da UE foram a perda da autonomia econômica e as migrações; [B], porque o plebiscito de 2016 foi realizado pela Inglaterra; [D], porque o bloco era composto por 15 países até o fim do século XX; [E], porque o euro ou o Espaço Schengen não foram abandonados pelo bloco.

Resposta da questão 3:
[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], a análise da charge indica que o fluxo de refugiados pode estar sendo utilizado pelos membros de grupos extremistas como o EI para ingressar no continente europeu. As alternativas seguintes estão incorretas porque não correspondem à charge.

Resposta da questão 4:
[E]

(4) CÁUCASO – É uma cadeia do período terciário cuja principal característica é o movimento separatista das antigas republicas da ex-URSS.
(1) PIRINEUS – É uma cadeia do período terciário situada entre Espanha e França.
(3) ALPES – É uma cadeia do período terciário situada na Suíça e Áustria, principal divisor de água da hidrografia europeia.
(5) CÁRPATOS – É uma cadeia do período terciário situada no corredor dos antigos países socialistas europeus.
(2) MONTES URAIS – É um maciço antigo que corta longitudinalmente a Rússia, definindo a fronteira entre o continente europeu e o asiático.

Resposta da questão 5:
[B]

Em 2014 frente à possibilidade de aderir à União Europeia, a Ucrânia enfrentou o separatismo da Crimeia e da porção russa de seu país, eventos incitados pela Rússia. Esse contexto recrudesceu mecanismos da guerra fria, opondo a Rússia e os Estados Unidos/Europa Ocidental e, portanto, como mencionado corretamente na alternativa [B], o fornecimento de gás natural foi usado como forma de desconstruir o apoio europeu à Ucrânia. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a região separada da Ucrânia foi a Criméia; [C], porque o país situa-se às margens do Mar de Azov e do Mar Negro; [D], porque o Brasil não rompeu relações com a Rússia; [E], porque o motivo das manifestações foi o protesto contra a decisão do presidente ucraniano em recusar o acordo de adesão com a União Europeia.

Resposta da questão 6:
[C]

A alternativa [C] está correta porque embora o Acordo Schengen tenha feito a regulação do fluxo de pessoas nos países europeus, o desemprego, a imigração excessiva e o terrorismo, tem levado os países a adotarem políticas restritivas à circulação de pessoas. As alternativas seguintes são incorretas porque o texto indica a questão do fluxo de pessoas e não capitais, serviços ou mercadorias.

Resposta da questão 7:
[D]

A alternativa correta é [D] porque o plebiscito busca legitimar uma antiga demanda da Catalunha, que é seu separatismo da Espanha. As alternativas incorretas são: [A] e [E], porque embora o país Basco também tenha buscado seu separatismo da Espanha, este não se refere à questão catalã; [B], porque não há discussão sobre a saída da UE entre os catalães; [C], porque ao contrário, a Catalunha busca sua independência.

Resposta da questão 8:
[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], o deficit previdenciário resulta da elevação da expectativa de vida associada à queda da taxa de fecundidade, o que irá ocasionar a redução da PEA e menor captação de recursos para sustentar o sistema previdenciário. Estão incorretas as alternativas: [A] e [B], porque a população europeia está associada à quarta fase da transição demográfica; [D], porque a proporção média de idosos atingirá 30% em 2050; [E], porque a imigração é uma forma de repor a mão de obra na reduzida PEA, porém, a pressão sobre o sistema previdenciário tem como causa a elevada proporção de idosos na população dos países.

Resposta da questão 9:
[C]

A alternativa [C] está correta porque o clima temperado oceânico apresenta chuvas regulares resultantes da influência de massas oceânicas e em razão disso, invernos frios e verões amenos sem rigor térmico. As alternativas incorretas são: [A], porque o clima mediterrâneo apresenta verões quentes e secos, e invernos amenos e úmidos; [B], porque o clima polar caracteriza-se por verões e invernos frios e pluviosidade escassa; [D], porque o clima tropical litorâneo apresenta elevadas temperaturas durante o ano e chuvas regulares; [E], porque o clima temperado continental caracteriza-se por verões e invernos mais rigorosos.