Excelentíssimo vestibulando, hoje falaremos sobre o curso de Ciências Biológicas: quem são, onde vivem, de que se alimentam? Brincadeiras a parte, além de informações sobre disciplinas e áreas de atuação, trouxemos o depoimento de um estudante de Biologia da Unesp/IBILCE.
Informações estruturais
(Imagem do Freepik. Usuário: Ssstocker)
O curso de Ciências Biológicas, ou Biologia, tem em média duração de quatro anos e existe nas habilitações de bacharel e licenciado. Os bacharéis são aqueles que optam por pesquisas e os licenciandos são aqueles que optam por ministrar aulas.
Em linhas gerais, o curso estuda sobre as diversas formas de vida e sobre os diversos seres vivos, iniciando dos microrganismos e chegando em seres complexos, como o ser humano. As quatro grandes áreas estudadas são Ciências Biológicas, Saúde, Química Geral e Orgânica, então se você achou que ia se livrar da química, nananinanão.
Com essa abrangência, os alunos compreenderão mais sobre os animais, plantas, microrganismo, seres racionais e estudarão processos bioquímicos, organização celular, fisiologia e composição moléculas deles.
Sem sombra de dúvidas, as aulas teóricas de nomeação e classificação serão necessárias e rotineiras no curso, porém, proporcionalmente a isso, os alunos se dedicam a atividades práticas, tanto de laboratório como saídas a campo.
A diferença de grade curricular entre bacharel e licenciatura é pequena. Os alunos de licenciatura terão algumas disciplinas mais voltadas para o ensino, como Didática, Psicologia da Educação e Metodologias de Ensino, e também o estágio supervisionado obrigatório que deve ser feito em escola de ensino fundamental e médio. Ambos terão que defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Se você deseja explicar os “porquês” e os “comos” da vida esse é o seu curso. Tudo será testado, observado e experimentado em busca de descobertas.
Mercado de trabalho
(Fonte: Pinterest) (Fonte: Pngwing)
Como já mencionamos, os licenciandos serão professores habilitados em licenciar no ensino fundamental II e no ensino médio, além de poderem dar aulas em cursinhos pré-vestibulares e para o Ensino de Jovens Adultos (EJA). Já os bacharéis, terão três grandes áreas de atuação: Biotecnologia, Saúde e Meio Ambiente. Eles podem atuar no ramo público ou privado, em indústrias, laboratórios, centros de pesquisas, zoológicos, instituto de botânico e vários outros locais.
O que o biólogo consegue fazer?
O biólogo saberá elaborar e executar estudos e pesquisas científicas, administrar parques e reservas naturais, criar, manipular e reproduzir organismos em laboratórios, realizar exames com base na análise de DNA, investigar a proliferação de bactérias e fungos, desenvolver programas de preservação da fauna e flora, desenvolver medicamentos, bebidas, alimentos e…chega. Mas, muitas outras funções, pois é um leque bem abrangente e praticamente tudo tem biologia na vida.
É importante lembrar que a profissão de biólogo é regulamentada pela Lei nº 6.684/79, a qual estabelece a necessidade de se ter um título de biólogo, concedido pelo Conselho Regional de Biologia. Isso significa que o biólogo só exercerá sua profissão legalmente se possuir Carteira e Cédula de Identidade Profissional de Biólogo(a).
Disciplinas
(Fonte: Conhecimento Cientifico R7)
A maioria das instituições oferecem as seguintes disciplinas: Anatomia Humana; Anatomia Comparada; Bioestatística; Biofísica; Biologia Celular; Biologia Molecular; Bioquímica; Botânica; Ecologia; Embriologia; Estatística; Evolução; Física; Fisiologia Animal; Fisiologia Vegetal; Genética; Geologia; Histologia; Imunologia; Microbiologia; Morfologia Vegetal; Paleontologia; Parasitologia; Sistemática Vegetal; e Zoologia de Invertebrados e Vertebrados.
Anatomia | Estuda a estrutura dos seres vivos. |
Bioquímica | Estuda as reações químicas que ocorrem nos organismos vivos. |
Botânica | Estuda as plantas (estruturas, tipos, classificações, etc) |
Embriologia | Estuda o desenvolvimento embrionários dos seres vivos. |
Ficologia | Estuda as algas. |
Fisiologia | Estuda o funcionamento do corpo dos seres vivos. |
Genética | Estuda sobre a hereditariedade. |
Imunologia | Estuda o sistema imunológico. |
Microbiologia | Estuda os micro-organismos (por exemplo vírus e bactérias) |
Zoologia | Estuda os animais (estrutura corporal, habitat, alimentação, espécie, etc) |
Símbolo
O símbolo da biologia é composto por uma estrutura de DNA que forma em sua base um espermatozoide. Esse está em processo de fecundar o grande óvulo azul e quando fecunda origina uma nova vida. As folhas representam a natureza e a espiral dela representa a evolução e o progresso. Vejamos a poesia desse símbolo:
Notas e universidades
Segundo o Ranking Folha 2019, as 12 universidades que oferecem os melhores cursos de Biologia são: USP, UNICAMP. UFRJ, UFMG, UNESP, UFSCAR UNB, UFRGS, UFBA, UERJ, UFPE, UFPR.
Em relação as notas elas variam muito, inclusive dentro da própria instituição. Isso porque as provas são diferentes, os métodos de ingresso são diferentes e também porque a concorrência é diferente.
Dito isso, utilizaremos como exemplo a Universidade Estadual Paulista (UNESP), que oferta 12 turmas de Biologia em diferentes cidades e modalidades. Quando o curso é ao mesmo tempo bacharelado e licenciatura a nota de corte para a segunda fase está na faixa de 20 a 42 pontos. Já quando é somente licenciatura, a nota mínima está entre 19 e 25 pontos.
O SiSU, principal processo seletivo das universidades públicas federais, abriga como nota de corte do curso de Biologia entre 560 e 700, podendo ser mais que 700 em alguns casos. Mas, muita calma nessa hora, amigos. A grande maioria fica na faixa dos 60 até 650 pontos.
Vejamos exemplos de diferentes regiões:
- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA): 739
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 729
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): 640
- Universidade Estadual do Paraná (UFPR): 596
- Universidade Federal do Piauí (UFPI): 566
Depoimento
(Fonte: Flaticon)
Agora fiquemos com o depoimento do graduando Leonardo Hummel, que está no último semestre de Bacharelado em Ciências Biológicas da UNESP, campus de São José do Rio Preto.
“Pra ser sincero, eu cheguei à conclusão de que queria biologia no último semestre de cursinho – decidi que queria ser professor. E foi maravilhoso cursar Ciências Biológicas. Fazer biologia foi uma aventura com várias alternativas e caminhos, porque eu vejo que esse hábito de explorar os vários caminhos possíveis de atuação profissional trouxeram um oceano de possibilidades. Tanto que estou concluindo o curso como bacharel. Durante essa jornada a gente vê de tudo, desde aspectos técnicos de gestão ambiental às questões filosóficas do que é vida e evolução.
Em questão de material eu só precisei de um jaleco, todo o resto a UNESP disponibilizou o material. Falando das aulas – o curso é integral, pode ser que a rotina seja bem cansativa. Mas a vivência com outros colegas de curso e de outros cursos também, faz ficar mais leve. E tem aquela coisa toda: matérias que tem gente que acha moleza, matérias impossíveis, matérias que a pessoa se descobre (inclusive, é muito bonito ver a evolução de alguém que se descobriu em uma área).
De começo, os futuros biólogos acham que os caminhos profissionais da Bio se limitam à docência e academia, mas eu não vejo assim. Tanto que durante o curso eu fiz três iniciações científicas: uma na área de geologia e outra na área de histologia. Ambas voltadas para parte acadêmica. Só que eu me descobri na área do ramo privado, trabalhando em laboratórios particulares. Mas há ainda a gestão ambiental, controle de qualidade, consultoria ambiental, controle de pragas…tem bastante opção. A questão é foco, como existe uma gama muito grande de opções é importante explorar a biologia, mas também é importante ter foco relacionado a uma área.
Eu comecei decidindo se queria trabalhar em campo ou laboratório. Então, me descobri em laboratório. E na verdade, as áreas relacionadas a labs me agradam de forma geral. Enfim, uma última pequena informação, no IBILCE a biologia tem como opção pegar dois diplomas num período de 6 anos. Porém não há tantas diferenças entre licenciatura e bacharel. Tanto que o CRBio aceita licenciados, desde que tenham uma carga horária específica. Nada que umas optativas não solucionem, sabe? Acho que era isso!”
Se encantou por esse curso completão?? Vai lá no nosso Instagram para te ajudarmos a ingressar no curso!!!