fbpx

Geografia – Modernização da agricultura  

Questões de Geografia – Agricultura

1. Considere as afirmações a respeito da estrutura agrária brasileira.

I.A modernização do campo tornou-o autossuficiente em relação à cidade, destino da produção agrícola brasileira.

II. A modernização da agricultura tornou as paisagens agrícolas homogeneizadas, em virtude da especialização produtiva para atender ao mercado cada vez mais exigente.

III. As modificações na estrutura fundiária provocaram desemprego no campo e êxodo rural, além do aumento do número de trabalhadores sem direito à terra, com consequente exclusão social.

Quais estão corretas?

  1. a) Apenas I.
  2. b) Apenas II.
  3. c) Apenas III.
  4. d) Apenas II e III.
  5. e) I, II e III.

 

2. “Os produtos da agricultura ocupam posição estratégica na inserção do Brasil na economia globalizada. Atualmente o Brasil é uma grande potência agrícola […] e figura entre os principais exportadores mundiais de uma série de commodities agrícolas”.

MAGNOLI, D.- Geografia para o Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 317.

Sobre as características da agropecuária brasileira, pode-se afirmar que:

I com a modernização da agricultura na Região Nordeste, as práticas agrícolas tradicionais foram excluídas e substituídas, na Região, pela fruticultura irrigada e pela moderna agricultura da soja, voltadas para exportação.

II as áreas de pastagens apresentam redução na maior parte do País, mas aumentam consideravelmente nas Regiões Centro-Oeste e Norte, as quais apresentam produção de gado bovino que já supera a produção da Região Sul do País, tradicional área de pecuária bovina.

III. a produção canavieira nordestina, inicialmente restrita à Zona da Mata, já suplanta a produção da Região Centro-Sul, pois, impulsionada pelas boas perspectivas dos biocombustíveis, vem expandindo-se rumo ao oeste baiano e ao sul do Piauí.

IV. na agroindústria da laranja e do fumo no Centro-Sul, pequenos e médios proprietários familiares participam ativamente da cadeia global do agronegócio, fornecendo matérias-primas para as indústrias processadoras.

V. as modernas propriedades rurais passam a integrar cadeias produtivas que envolvem uma rede de estabelecimentos ligados aos setores primário, secundário e terciário da economia, transformando a matéria-prima, animal ou vegetal, em produtos de maior valor agregado.

 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

  1. a) I, II e III
  2. b) I, II e IV
  3. c) I, III e V
  4. d) II, IV e V
  5. e) III, IV e V

 

3. A OPÇÃO DO PAÍS PELO AGRONEGÓCIO FAZ O BRASILEIRO CONSUMIR 5,2 LITROS DE AGROTÓXICOS POR ANO

 O agronegócio cria áreas de monocultivo que destroem toda a biodiversidade, tornando o ambiente propício para elevadas populações de insetos e doenças

Disponível em: < https://www.cartamaior.com.br10/01/2015 00:00>. Acesso em: 01 out. 2018 (adaptado).

Sobre o texto, é CORRETO afirmar que

a) o desmatamento provocado pelo avanço da fronteira agrícola, pelo crescimento do monocultivo, pelo uso intenso de agrotóxicos e fertilizantes químicos correspondem ao processo de modernização da agricultura brasileira.

b) o agronegócio no Brasil vem provocando a concentração de terras nas mãos dos pequenos e médios proprietários cuja renda é obtida pelo trabalho dos membros da família.

c) o agronegócio corresponde ao setor agrícola que elimina a manutenção do latifúndio e estimula o crescimento de áreas quilombolas, indígenas e de proteção, e unidades de conservação ambiental.

d) o agronegócio é dependente das grandes extensões de terra e, por essa razão, desenvolve a política de produção de alimentos saudáveis com a diminuição da utilização de produtos químicos e a diversificação da produção agrícola.

e) as áreas de monocultivo nas regiões brasileiras apresentam um acelerado processo de distribuição igualitária de terras para o pequeno agricultor que desenvolve o agronegócio intensivo.

 

GEOGRAFIA É NO GABARITAGEO

 

4. Leia o texto a seguir:

O modelo da modernização da agricultura foi implantado a partir de receitas – os pacotes tecnológicos – que o produtor deveria adotar. Para os produtores terem acesso aos pacotes tecnológicos, nos países subdesenvolvidos, foi necessária uma ampliação do crédito por meio de convênios intergovernamentais, com o objetivo de financiar a importação de insumos e de maquinário agrícola. Tal medida teve um peso muito forte para convencer os produtores a implantarem, em suas propriedades, um manejo de produção com base nos pacotes, favorecendo o surgimento da Revolução Verde.

ROSA, Antônio Vitor. São Paulo: Atual, 1998.

Sobre a Revolução Verde, destacada no texto, analise as afirmativas a seguir:

  1. Adota o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura.
  2. Minimiza a concentração da renda e da terra e evita a migração para as cidades.
  3. Pode causar contaminação dos ecossistemas e compactação do solo.
  4. Aumenta a concentração fundiária e de renda.
  5. Multiplica o desenvolvimento da biodiversidade e da biomassa.

Estão CORRETAS

  1. a) 1 e 2, apenas.
  2. b) 2 e 5, apenas.
  3. c) 3 e 4, apenas.
  4. d) 1, 3 e 4, apenas.
  5. e) 1, 2, 3, 4 e 5.

 

5. A modernização da agricultura brasileira, que no início do século XXI está presente em quase todas as regiões do país, ainda é tratada na literatura como sendo de cunho “conservador”, uma vez que essa modernização

a) reduziu o crescimento desordenado das cidades.

b) restringiu a capacidade produtiva do campo.

c) limitou a quantidade de áreas destinadas ao desmatamento.

d) distribuiu alimentos à população de baixa renda.

e) manteve inalterada a estrutura fundiária do campo.

Gabarito: 

Resposta da questão 1:
 [D]

O item [I] está incorreto, a modernização do campo tornou o meio rural cada vez mais dependente e integrado às áreas urbanas. Grande parte dos elementos modernizadores do campo são produzidos em zonas urbanas, a exemplo da indústria de máquinas agrícolas, indústrias de fertilizantes e de agrotóxicos, empresas de biotecnlogia e de sensoriamento remoto, comércio e serviços.  

Resposta da questão 2:
 [D]

Os itens incorretos são: [I] (no Nordeste convivem práticas agrícolas tradicionais, a exemplo da policultura em pequenas propriedades, e práticas modernas, como a fruticultura irrigada na Bahia e Pernambuco e o agronegócio com produção de soja, café e algodão na sub-região MAPITOBA) e [III] (a produção de cana-de-açúcar é liderada pelo Centro-Sul, a exemplo de São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, a produção no Nordeste concentra-se tradicionalmente na Zona da Mata, faixa litorânea entre o RN e a BA, o sul do Piauí e o Oeste da Bahia integram a sub-região MAPITOBA que destaque no agronegócio, a exemplo da produção de soja).  

Resposta da questão 3:
 [A]

A alternativa [A] está correta porque, a modernização agrícola envolve maior consumo de insumos químicos resultando em maior impacto sobre os biomas, além da ocupação de novas áreas que levam ao desmatamento. As alternativas incorretas são: [B], porque o agronegócio resulta em maior latifundiarização; [C], porque o agronegócio amplia a latifundiarização; [D], porque o agronegócio responde pela produção de grãos para exportação; [E], porque não há distribuição igualitária de terras.  

Resposta da questão 4:
 [D]

Os itens incorretos são: [2] (a Revolução Verde foi caracterizada pela modernização agrícola por meio da utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, além da mecanização, o que levou ao aumento da produtividade em médias e grandes propriedades em muitos países, contribuindo para a diminuição no trabalho no campo, o êxodo rural e a urbanização) e [5] (a Revolução Verde estimulou o uso da biotecnologia com o desenvolvimento de sementes selecionadas dominadas por corporações transnacionais, portanto, paulatinamente aconteceu uma redução da diversidade de espécies utilizadas na agricultura, também induziu o desmatamento de grandes áreas com perda de biodiversidade natural).  

Resposta da questão 5:
 [E]

A afirmativa [E] está correta porque a modernização agrícola caracteriza a financeirização da atividade por meio das grandes propriedades, mecanização, utilização de insumos e produção para exportação, características associadas ao grande produtor, o que paralelamente dificulta ou inviabiliza a produção familiar. As afirmativas incorretas são: [A], porque a modernização resulta em maior êxodo rural e consequentemente crescimento desordenado das cidades; [B], porque o processo aumentou a capacidade produtiva do campo; [C], porque ampliou o desmatamento por meio da ocupação de novas fronteiras; [D], porque a produção é direcionada ao mercado de commodities sem relação, portanto, com a distribuição de alimentos.