2º Fase da Unesp: aí vamos nós!

Voltar

Ontem, dia 17/02/2021, saiu a lista dos convocados para a 2º fase do vestibular da UNESP! E aí, animados? Tiveram um bom resultado?

Mas, como é que somos ou não convocados para a segunda fase? Os vestibulares, em sua grande maioria, utilizam o que chamamos nota de corte. A nota de corte nada mais é que o número mínimo exigido para o candidato ir para a próxima fase, porém esse número pode variar de ano a ano e não existe um padrão.

Geralmente, a nota de corte tem como parâmetro o nível de dificuldade da prova, a relação candidato vaga do curso e o número de vagas disponíveis. Desse modo, quanto mais a concorrência, maior a nota de corte. Foi o que ocorreu nesse ano:  o curso de Medicina, no campus de Botucatu, da UNESP, teve como nota mínima 75 acertos, de uma prova de 90 questões, o que corresponde a acertar, aproximadamente, 83% da avaliação.

Para esclarecimentos:

O candidato que zerar alguma disciplina/área de conhecimento NÃO será desclassificado. A desclassificação só ocorre quando o candidato não comparece nas provas, ou obtiver nota inferior a 20 na primeira fase, ou obtiver nota inferior a 15 na segunda fase, ou então zerar a redação. Ou seja: FOQUEM no que vocês têm mais habilidade para conseguir gabaritar a disciplina, pois não perder pontos “bobos” pode garantir a sua vaga – mesmo com baixo desempenho em outra disciplina.

Exclusivamente esse ano, em decorrência da Covid-19, a prova da 2º fase UNESP será de múltipla escolha, assim como a primeira, sendo 60 questões e uma redação. As 60 questões valem 1,2 pontos cada uma e são divididas em questões 20 de linguagens e códigos, 20 de ciência humanas e 20 de ciência da natureza e matemática, enquanto a redação é um texto dissertativo-argumentativo e vale de 0 a 28 pontos, totalizando 100 pontos totais. A prova é igual para todos os alunos, independentemente do curso, isto é, não terá conhecimentos específicos pré-selecionados para os cursos, como ocorria nas provas anteriores (que foram todas dissertativas, também).

Agora, diquinhas:

  1. Bebam água e fiquem tranquilos!
  2. A UNESP é conhecida por priorizar as áreas de humanas. Então, não tenham preguiça de ler: grife os enunciados, leia exatamente o que pede a questão e a interprete a fundo.
  3. A UNESP n-ã-o é conhecida por “pegadinhas”, confie em você e não deixe que sua mente pense que há brechas na prova.
  4. Filosofia e Sociologia são áreas que a UNESP valoriza, então foco nos acontecimentos e nas dinâmicas sociais!

Consultas:
https://www.instagram.com/unesp_oficial/
https://www.instagram.com/feiraunesp/