Como é o CURSO de Direito da USP

A USP tem o melhor curso de DIREITO DO PAÍS?
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais antigas e tradicionais do país.
Fundada em 1827 por D. Pedro I, foi (e ainda é) responsável pela formação de inúmeros governantes, administradores públicos, intelectuais e artistas. Seus estudantes e egressos estiveram envolvidos nos principais movimentos políticos da história do país: do Abolicionismo, com Joaquim Nabuco, às Diretas Já!, com Ulysses Guimarães.
Sonho de consumo da grande maioria dos estudantes que desejam cursar Direito, a faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SanFran para os mais íntimos) foi a primeira instituição a fazer parte da Universidade de São Paulo. Localizada em São Paulo, oferece anualmente 321 vagas para o curso de Direito, sendo 157 no período matutino e 164 no período noturno.
Apesar de ser o mais antigo, o curso de Direito da SanFran não é o único da USP. A universidade também disponibiliza o curso no campus de Ribeirão Preto, oferecendo anualmente 70 vagas. Mas, diferentemente do curso de São Paulo, ele é oferecido em período integral.
Em qualquer um dos campi, o curso de Direito tem duração de 10 semestres e apresenta como objetivo formar lideranças de atuação jurídica na sociedade brasileira, que tenham alto grau de domínio técnico e sensibilidade social para compreender a relevância de seu papel na construção de uma sociedade justa.

Além das atribuições comumente associadas aos bacharéis em Direito, os cursos de Direito da USP buscam desenvolver as habilidades de interpretar leis, criar normas e contratos, conduzir processos de negociação e desenvolver orientações jurídicas, tudo baseado em uma sólida formação teórica.
Mas será que os dois cursos de Direito da USP são iguais?
A resposta é um claro e sonoro “não”!
Como já vimos, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco é uma das mais antigas e tradicionais do país. E isso está no seu DNA. Portanto, se você busca um curso mais tradicional, com um viés mais teórico do que prático, seu lugar é na SanFran.
Já o curso de Direito da USP do campus de Ribeirão Preto é 180 anos mais jovem do que ser irmão mais velho. Concebido em outra época, com anseios sociais diferentes daqueles do início do século XIX, esse curso possui um currículo mais moderno, multi e interdisciplinar, com um maior incentivo ao trabalho em equipe.
Outra diferença importante é que o curso de Direito da Sanfran está em São Paulo, a capital de um dos Estados mais ricos do país. Isso significa que as melhores oportunidades de estágio e de emprego estão lá. Mas também significa ter que viver em uma das cidades com o custo de vida mais elevado do país.

Independentemente do campus escolhido, todo profissional formado em Direito pela USP estará muito bem preparado para: atuar como advogado no setor privado, sendo necessário, nesse caso, ser aprovado no exame da OAB ao final do curso (tarefa que costuma ser tranquila para os alunos da USP); prestar concurso público para muitas carreiras, como as de Juiz de Direito, Promotor de Justiça e Delegado de Polícia; tornar-se um diplomata (para isso, precisa ser aprovado no concurso do Instituto Rio Branco); ou trabalhar na área acadêmica, com ensino e pesquisa em universidades e faculdades públicas ou particulares.
Agora que você já sabe onde poderá atuar como bacharel de Direito, é preciso entender como será sua preparação até chegar o momento da formatura.
Nos anos iniciais do curso, você irá cursar disciplinas fundamentais, como Filosofia e Sociologia. Posteriormente, entram as disciplinas obrigatórias e eletivas do campo do Direito, como Direito Penal, Civil e Comercial. Nos cursos de Direito da USP, que figuram entre os melhores do país, também são ministradas disciplinas que trabalham múltiplos conteúdos de diferentes áreas do conhecimento que têm ou poderão ter reflexos sobre o Direito, para que os alunos desenvolvam uma visão crítica na formulação de soluções para os problemas da sociedade, tais como Direito e equidade de gênero e Bioética.

Quer se preparar de verdade para o vestibular mais concorrido do país? Venha ser GabaritaGeo 

Já está animado para ser aluno de Direito da USP? Então, já enfie a cara nos livros e estude muito! Em 2022, a nota de corte no vestibular da FUVEST foi 62 pontos e a maior nota 83 (erraram apenas 7 questões de 90). Já no SISU, a nota de corte foi 723,63. Isso nos mostra que o nível do candidato ao curso de Direito é muito bem preparado e não está na prova para brincadeira
Começando a estudar em 3, 2, 1!

Posts relacionados

Gabarita Geo – 2022 © Todos os direitos reservados ®