Nesse post, explicaremos sobre o curso de pedagogia e suas áreas de atuação, sobre o perfil profissional, sobre as melhores universidades para esse curso e também há um depoimento.
O curso
De um grosso modo, o curso vai habilitar o estudante a compreender como as pessoas aprendem e o que elas aprendem, ou seja, além das disciplinas direcionadas para a docência em si, há as disciplinas básicas de História, Geografia, Matemática, Ciências, Português e afins. As disciplinas de Psicologia da Educação, Educação e Sociedade e Relações Humanas, por exemplo, também fazem parte da grade a ajudam os estudantes a compreenderam como é complexo o processo de educação e como ele não se dá de maneira isolada.
Os graduandos serão também ensinados a alfabetizar e letrar os seus futuros alunos. A alfabetização se refere ao aprendizado da leitura e da escrita, enquanto o letramento se refere a compreensão e interpretação da linguagem, na função social dela.
As disciplinas de didática, educação inclusiva e avaliação educacional são ofertados na pedagogia para que se explore as diferentes abordagens e metodologias de ensino, reforçando que não há como ensinar salas diferentes do mesmo modo, pois cada sala possui seu “jeitinho” e também cada aluno possui uma velocidade de aprendizagem. Os licenciados são ensinados a estabelecer diálogo entre a teoria e a prática, não abandonando nenhum dos dois.
Já dizia o pai da pedagogia:
Informações formais
O curso tem duração média de 4/5 anos, costuma ser ofertado tanto no período diurno como no noturno e abrange as modalidades presencial e/ou a distância. Há a oferta de Bacharel em Pedagogia, porém é bem baixa. A diferença do bacharel e do licenciando é que o licenciado é habilitado a lecionar.
Áreas de atuação
O licenciado em pedagogia poderá atuas na Educação Infantil (0-5 anos), nos primeiros anos do Ensino Fundamental (1º a 5º ano) e na educação de jovens e adultos.
Além disso, ele poderá também atuar na gestão escolar, como diretor, coordenador, orientador educacional e supervisor, na educação especial, em editores e até mesmo abrir sua própria escola.
Perfil do futuro profissional
É importantíssimo que o graduando se interesse por conteúdos sociais, pois isso facilitará seu desempenho escolar e também profissional. É interessante também ser uma pessoa paciente, que consiga articular, intermediar e orientar a aprendizagem da criança, fazendo com que ela estabeleça pontes e conexões do que está sendo ensinado com o que já sabe.
O futuro profissional deve possuir uma perspectiva democrática, pois capacitará seus alunos na gestão de processos educativos, isto é, o tornará um ser agente e ativo na sua aprendizagem, sendo o professor um mediador. Para isso, é preciso dotar criatividade, empatia, tolerância e boa comunicação.
Melhores universidades
Segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), de 2019, as cinco melhores faculdades de Pedagogia são:
1º lugar | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
2º lugar | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
3º lugar | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
4º lugar | Universidade de São Paulo (USP) |
5º lugar | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
Para ingressar nas duas primeiras, é necessário prestar ENEM e se candidatar no SiSU quando ocorrer o processo seletivo. Na UNESP e na USP, o ingresso se dá por meio de vestibulares próprios, que via de regra ocorrem em duas etapas: a primeira é uma prova de múltipla escolha, de conhecimentos gerais, e a segunda é uma prova de questões dissertativas, de conhecimentos específicos. A PUC possui ambos sistemas: nota do ENEM e vestibular próprio.
Depoimento
“Quando comecei o curso de graduação em pedagogia em 2014, toda minha vida mudou. A Universidade me proporcionou experiências, vivências e aprendizagens verdadeiramente significativas e valiosas em todos os âmbitos da minha vida. Logo no início me apaixonei pelo curso, e a cada semestre (disciplinas, estágios, TCC, iniciação científica, congressos, cursos, aulas, enfim, tudo), que passava eu tinha mais certeza e felicidade em estar cursando pedagogia! Atualmente, há quatro anos formada, exerço a profissão na área da Educação Infantil, no entanto, a graduação me despertou para o imenso leque de possibilidades existentes: lecionar na educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental, atuar como coordenadora pedagógica, trabalhar com ensino de jovens e adultos (EJA), em instituições e projetos, trabalhar na área de recursos humanos de empresas, entre tantas outras possibilidades.
Afinal, como diz o clichê mais verdadeiro que existe “O professor é aquele que torna todas as outras profissões possíveis”. (Letícia Zampieri, formada em Pedagogia pela UNESP-Ibilce)
Que depoimento ein! Até eu quero prestar Pedagogia agora…para isso já vou acompanhar o instagram do GabaritaGeo , faça o mesmo ein!