Quero ser atriz, que curso devo fazer?

Voltar

Bom a sua resposta é: Graduação de Artes Cênicas. Neste post vamos te mostrar mais sobre o curso, atuação e ingresso.

 

O curso

As Artes Cênicas se caracterizam pelo conjunto de técnicas que englobam, sendo ensinado os processos de criação, direção, montagem e interpretação/atuação. Além de técnicas, o aluno aprenderá a se movimentar e adequar sua voz de acordo com a emoção que deseja passar, para que a história, as ideias e os sentimentos sejam detectados pelo público. Os olhinhos já estão brilhando???

Além de ator, o curso abre portas para quem deseja ser diretor, cenógrafo ou crítico.

O curso de graduação é ofertado em grau de licenciatura e de bacharelado e o seu ingresso se dá por meio do vestibular e também uma prova específica de aptidão.

 

Currículo 

O Ministério da Educação (MEC) prevê para o curso de Artes Cênicas um conjunto de disciplinas básicas, específicas e teórico-práticas, as quais devem se interligar.

Conjunto básico: Artes Cênicas, Música, Literatura e Cultura, História do Espetáculo Teatral, Dramaturgia, Encenação, Interpretação Teatral e Ética Profissional.

Conjunto específico: História da Arte, Estática, Teoria e Ensino do Teatro, Expressão Teatral e Comunicação Humana.

Conjunto teórico-prático: Espaços cênicos, estéticos e cenográficos e expressões da arte, da cultura e da vida.

Para finalizar o curso, as faculdades exigem o Trabalho de Conclusão de Curso e, em caso de licenciatura, exige-se também a realização de estágio supervisionado.

A grade básica do curso é:

  • Literatura Dramática
  • Expressão Corporal e Sonora
  • Jogo Teatral e Improvisação
  • Interpretação
  • Cenografia
  • Direção Teatral
  • Crítica Teatral

 

Áreas de atuação

O formado em artes cênicas pode ser:

  • Ator, que cria, interpreta e representa um personagem (teatro, novela, cinema, programa de TV);
  • Diretor, que supervisiona e dirige a montagem (de peça teatral, novela, cinema, websérie);
  • Cenógrafo, que a partir do roteiro criará um cenário que se adeque àquela produção artística.
  • Crítico, desenvolvendo críticas de artes (relacionadas à representação);
  • Dublador, que dubla os personagens em filmes, séries, games, animações;
  • Professor, que está apto a dar aulas de interpretação para o ensino fundamental e médio;
  • Produtor, que é responsável por providenciar locais de ensaio, conseguir marcas patrocinadoras e administrar orçamentos e materiais que serão necessários na atuação;
  • Dramaturgo, que será quem redige as peças teatrais, as novelas, os filmes e os seriados.

 

Prova de Habilidades Específicas

Não fique com medo da prova de habilidades específicas! Os avaliadores não querem encontrar alguém já preparado, somente verificar quem tem um domínio básico. A prova consiste em testes de voz, movimentação corporal e interpretação, os quais tem como objetivo avaliar a criatividade e o potencial artístico do candidato.

 

SiSU

No SiSU de 2020, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi responsável pela note de corte mais alta do curso: 720,66. A menor foi da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com nota 691,58.

No SiSU de 2021, a UEL disponibilizará 5 vagas para o curso de Artes Cênicas, no período matutino e com periocidade anual. As vagas serão oferecidas somente no primeiro semestre. Todas as provas possuem peso 1, porém as notas mínimas se alternam, sendo 300,00 pontos em Redação, 400 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 450 para Ciências Humanas e suas Tecnologias,  450 para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 400 em Matemática e suas Tecnologias.

Segundo a própria UEL, o objetivo do curso é oferecer aos alunos “situações de aprendizagem significativa que lhes permitam desenvolver competências artísticas, culturais e profissionais para integrar, intervir e atuar na realidade socioeconômica, política e cultural da sociedade contemporânea.”. Essas situações proporcionaram um olhar mais crítico e reflexivo, o que contribui na qualidade das produções artísticas futuras.

 

É ser ator mesmo que você quer?? Então vá para Artes Cênicas!

 

Não deixe de nos acompanhar também em nosso Instagram!