Como é o curso de Jornalismo?

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Bom se o seu objetivo é transmitir informações verídicas para a população, essa é a sua escolha! Nesse post falaremos sobre o curso de Jornalismo.

 

O curso

O curso de Jornalismo tem como objetivo formar profissionais que produzam notícias para os meios de comunicação, como, por exemplo, para jornais, revistas, rádio, TV e até mesmo internet. Como o papel do jornalista é informar, durante o curso ele aprenderá como e onde investigar, para que assim a sua compreensão e narração sejam fiéis aos fatos e acontecimentos.

Dentre as habilidades desenvolvidas no curso, destacamos a de redigir textos, organizar pautas, editar matérias, planejar e executar coberturas jornalísticas e realizar entrevistas. A primeira é primordial para que as informações não possam ser duplamente interpretadas e estejam claras. É por isso que, via de rega, as redações jornalísticas são impessoais.

A segunda e a terceira habilidade também são relevantes, já que uma sequência de pautas pode indicar relevância e também criar continuidade na leitura. As outras duas habilidades exploram a postura do jornalista quando atuante em meio visual, sendo importante para construir uma boa imagem e boa desenvoltura de fala.

Resumindo o que faz o jornalista: ele recolhe, escreve, registra, interpreta e organiza as informações. Os registros podem ocorrer por imagens ou sons, e a difusão das notícias podem ser difundidas por imagens/som ou escrita.

Em relação ao mercado de trabalho, o jornalista pode exercer diversas funções nos meios de comunicação: repórter, fotógrafo, diagramador, redator, editor e assessor de imprensa.

Grade curricular

O Ministério da Educação (MEC)  atribui ao curso função social específica, fato que proporciona liberdade de planejamento e definição de grade curricular para as instituições. No entanto, é necessário contemplar seus eixos:

  • Fundamentação Humanística: entender sua função intelectual de produtor e de difusor de informações e conhecimentos.
  • Fundamentação específica: desenvolver clareza conceitual e visão crítica sobre a função social do jornalista.
  • Fundamentação contextual: fundamentar as teorias da comunicação, informação e cibercultura em dimensões filosóficas, políticas, psicológicas e socioculturais.
  • Formação profissional: familiarização com as atividades do cotidiano do jornalista, ou seja, conciliar teoria e prática.
  • Aplicação processual: fornecer ferramentas técnicas e metodológicos para atuação diferenciada.
  • Prática laboratorial: adquirir os conhecimentos e desenvolver as habilidades primordiais por meio da aplicação de informações e valores.

 

O curso tem duração média de 4 anos e faz parte das áreas de humanas, contemplando matérias de língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, sociologia, história, geografia e filosofia. As áreas de administração de empresas, informática, estatísticas e economia também são protagonistas no curso.

As aulas práticas e de laboratório fazem parte da grade curricular e são de grande importância para os estudantes terem uma base do que será sua profissão. Vale lembrar que a estrutura curricular é bem ampla, então todos alunos aprendem sobre rádio, TV, jornal impresso, assessoria de imprensa, redação e outros.

Nessa amplitude, o aluno tem a chance de escolher em qual das áreas mais se adequa, se é na atuação em frente as câmeras, na atuação em campo ou escrevendo. É comum que as instituições tenham uma rádio e/ou jornal dirigidos pelos alunos de jornalismo.

Vejamos exemplos:

  • Fundamentos das Ciências Sociais;
  • Filosofia e Ética;
  • Psicologia Aplicada à Comunicação;
  • Introdução ao Jornalismo;
  • História da Comunicação;
  • Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa;
  • Comunicação, Imagem e Linguagem Audiovisual;
  • Língua Portuguesa;
  • Metodologia da Pesquisa Acadêmica.

 

Áreas de atuação

Comunicação digital multimídia

Responsável por administrar conteúdos que serão disponibilizados na internet. Os profissionais criam, montem, implantam e cuidam dos websites, alimentando o algoritmo e prestando manutenção.

Comunicação empresarial

Proporciona contato entre a organização em que trabalha e a imprensa. O público-alvo também pode ser os funcionários, fornecedores, clientes, governos e entidades.

Edição

Defini o tamanho da reportagem, o foco que será dado a ela e qual estrutura utilizará para redigir. Em casos de veículos impressos ou internet, poderá selecionar fotos e ilustrações, em rádios e TV, combinar as imagens e sons.

Fotojornalismo

Fotografa cenas, acontecimentos, pessoas e lugares para as reportagens.

Reportagem

Coleta as informações e redigi os textos.

Notas

Em 2021, a nota de corte do SiSU para esse curso, na USP, foi de 796,04 pontos. Já no vestibular próprio dessa mesma instituição, a nota de corte foi de 59 pontos, enquanto na Unesp o curso integral em Bauru teve nota de corte 30 pontos, e o curso noturno foi de 35 pontos.

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