Neste post te apresentaremos um pouco mais sobre a carreira, o curso e as atuações do graduado em química.
A carreira
O estudante de química estudará a composição, as propriedades e as possíveis transformações da matéria. Aprenderá também a identificar as reações da matéria quando sofrem alterações de temperatura, pressão ou quando reagem com outros elementos químicos. A composição estudada vai desde as pedrinhas da calçada até os elementos mais vitais das nossas células.
Depois de formado, o profissional precisa estar em constante atualização, já que a área de estudo exige dinamismo e versatilidade. A principal atuação do químico se dá na indústria, atuando no desenvolvimento de novos materiais e aplicando testes de qualidade em produtos.
Quando trabalha em linha de produção, o químico pode supervisionar o processo produtivo, elaborar estratégias para o tratamento de produtos e resíduos, e controlar a qualidade de todo o processo de fabricação.
As indústrias que mais contratam os químicos são as petroquímicas, de energias renováveis e de nanotecnologia, no entanto, se encontra oportunidades nas produtoras de tintas, produtos de higiene, limpeza, bebidas, fármacos, cosméticos, polímeros e outras mais.
A carreira acadêmica também é muito procurada, já que o licenciando em química pode dar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Além do ensino básico, poderá dar aula nos cursos de Engenharia, que preveem a disciplina na grade.
Uma das características que ajudará nos estudos da graduação é o interesse em conhecer coisas novas, em fazer descobertas, realizar experimentos e sempre querer aperfeiçoar o que já existe. É importante, no curso, que o aluno domine técnicas, manuseie os equipamentos de forma ágil e saiba utilizar os materiais do laboratório de forma útil, que vá contribuir para seus experimentos.
O curso
A graduação de Química tem como duração média 4 anos e pode ser cursada no grau bacharelado ou licenciatura. O licenciado poderá atuar como professor, enquanto o bacharel poderá atuar como pesquisador.
Dentre as áreas estudadas temos a Química, claro, a Matemática e a Física. Por ser um curso que trata das transformações da matéria, as aulas em laboratório e as práticas experimentais são comuns, porém há as teóricas também, igualmente importantes.
Em relação aos licenciados, eles terão as mesmas matérias do bacharel e será adicionado disciplinas da área da educação, como Didática, Prática de Ensino e Psicologia da Educação.
Vejamos algumas disciplinas comuns ao bacharel e a licenciatura:
- Química
- Geral
- Ambiental
- Orgânica,
- Inorgânica,
- Analítica (Via Úmida e Instrumental),
- Físico-Química
- Bioquímica;
- Operações Unitárias;
- Processos Químicos Orgânicos e Inorgânicos;
- Tecnologias Orgânicas e Inorgânicas;
- Processos Biológicos;
- Avaliação Econômica dos Processos Químicos;
- Controle de Qualidade;
- Metrologia Química;
- Cálculo Diferencial e Integral;
- História e Epistemologia da Química;
- Segurança do Trabalho.
Agora vejamos algumas específicas da licenciatura:
- Probabilidade e Estatística;
- História e Filosofia das Ciências Naturais;
- História, Filosofia e Sociologia da Educação;
- Metodologia e Prática de ensino de Química;
- Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino de Química;
- Psicologia da Educação;
- Legislação Educacional;
- Educação Ambiental;
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
- Pluralidade Cultural e Orientação Sexual.
Áreas de atuação
Ensino
Professor de Química no Ensino Fundamental e Médio, e no Ensino Superior, se tiver pós-graduação.
Química Ambiental
Atua na proteção do meio ambiente, controlando o lixo industrial, que por vezes é despejado erroneamente e prejudica a qualidade de vida da sociedade local.
Química de Alimentos
Atua no desenvolvimento de produtos e também na melhoria dos existentes. Para isso, estuda a composição dos alimentos e controla a qualidade de produção.
Gestão da Qualidade
Responsável pelo controle de qualidade dos produtos, definindo e aplicando os padrões esperados de armazenamento e descarte.
Materiais
Nessa área, o profissional trabalhará com os profissionais de Engenharia de Materiais, os quais juntos desenvolvem novas práticas de fabricação de materiais, como cerâmica, aço e outros.
Pesquisa
Atuação em laboratórios, testando e descobrindo novos conhecimentos, aplicações e melhorias.
Química Forense
Poderá ajudar na resolução de crimes, fazendo testes através de fio de cabelo, impressão digital, saliva e outros.
Química Industrial e Tecnológica
Desenvolver novos produtos e novas tecnologias para o mercado.
Não confunda!!
Engenharia Química e Química não são o mesmo curso! O primeiro possui como foco a aplicação das transformações químicas em indústrias, enquanto o segundo é mais focado na ciência em si, em estudá-la e dominá-la.
O químico não necessariamente trabalhará em laboratório, com explosões e experimentos. Como já citamos, o campo da educação também é muito forte. Além desses dois, demonstramos acima a gama enorme de oportunidades de atuação do graduado em Química.