fbpx

Geografia no ENEM

Voltar

Lista de Geografia: ENEM

1) A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de

a) erosão laminar.
b) intemperismo físico.
c) enchente nas cidades.
d) compactação do solo.
e) recarga dos aquíferos.

2) O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.

LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado).

A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável:

a) Elevação da acidez.
b) Ampliação da salinidade.
c) Formação de voçorocas.
d) Remoção da camada superior.
e) Intensificação do escoamento superficial.

3) Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.

FLEURY, P F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado).

No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a

a) isenção de impostos de transportes.
b) construção de terminais atracadouros.
c) diversificação dos parceiros comerciais.
d) contratação de trabalhadores portuários.
e) intensificação do policiamento das rodovias.

4) A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a

a) saturação do setor secundário.
b) ampliação dos direitos laborais.
c) bipolarização do poder geopolítico.
d) consolidação do domínio tecnológico.
e) primarização das exportações globais.

5) Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.

GIDDENS,A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado)

Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente,

a) defesa do patriotismo e rejeição ao hibridismo.
b) universalização de direitos e respeito à diversidade.
c) segregação do território e estímulo ao autogoverno.
d) políticas de compensação e homogeneização do idioma.
e) padronização da cultura e repressão aos particularismos.

6) As imagens representam fases de um conflito geopolítico no qual as forças envolvidas buscam:

a) garantir a posse territorial.
b) promover a conversão religiosa.
c) explorar as reservas petrolíferas.
d) controlar os sítios arqueológicos.
e) monopolizar o comércio marítimo.​

7)

A partida final da Copa do Mundo de 2014 aconteceu no dia 13 de julho, às 16 horas, na cidade do Rio de Janeiro. Considerando o horário de verão em Berlim, de 1 hora, os telespectadores alemães assistiram ao apito inicial do juiz às:
a) 11 horas.
b) 12 horas.
c) 19 horas.
d) 20 horas.
e) 21 horas.

8) (Enem/2019) A depressão que afetou a economia mundial entre 1929 e 1934 se anunciou, ainda em 1928, por uma queda generalizada nos preços agrícolas internacionais. Mas o fator mais marcante foi a crise financeira detonada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 20 abr. 2015 (adaptado).

Perante o cenário econômico descrito, o Estado brasileiro assume, a partir de 1930, uma política de incentivo à:

a) industrialização interna para substituir as importações.
b) nacionalização de empresas estrangeiras atingidas pela crise.
c) venda de terras a preços acessíveis para os pequenos produtores.
d) entrada de imigrantes para trabalhar nas indústrias de base recém-criadas.
e) abertura de linhas de financiamento especial para empresas do setor terciário.

9) O consumo da habitação, em especial aquela dotada de atributos especiais no espaço urbano, contribui para o entendimento do fenômeno, pois certas áreas tornam-se alvos de operações comerciais de prestígio com a produção e/ou a renovação de construções, diferente de outras porções da cidade, dotadas de menor infraestrutura.

SANTOS, A. R. O consumo da habitação de luxo no espaço urbano parisiense. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).

O conceito que define o processo descrito denomina-se
a)escala cartográfica.
b) conurbação metropolitana.
c) território nacional.
d) especulação imobiliária.

10) Estima-se que no Brasil mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora, sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, os sistemas de transporte têm de apresentar características adequadas de acessibilidade, dentro dos conceitos do desenho universal.

IPEA. Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

No meio urbano, o atendimento da proposta de inclusão social apresentada no texto demanda um conjunto de intervenções técnicas que promovam o(a)
a) ocupação de áreas periféricas.
b) democratização do espaço público.
c) alargamento da malha de rodovias.
d) monitoramento de fluxos populacionais.
e) expansão de sistemas de comunicação.

Resoluções

1) Alternativa E.
Para que a infiltração da água no solo seja mais eficiente, a vegetação é importante, pois as raízes ajudam na percolação da água (movimento descendente da água no interior do solo, de cima para baixo) pelo solo e as copas das árvores retêm uma quantidade de água, que pode escoar e infiltrar no solo posteriormente.
Pela tabela, observa-se que o percentual de chuvas retido em uma bacia natural ou florestal é maior, favorecendo infiltração e recarga do aquífero.

2) Alternativa A.
A temática do texto gira em torno do acúmulo de elementos não tão nutritivos no solo, citando como exemplo o alumínio. Esse processo, de degradação, pode ocorrer por diversas razões, dentre elas o aumento da acidez do solo, que é a perda de nutrientes somada ao acúmulo de metais.

3) Alternativa B.
O objetivo dos terminais atracadouros é acelerar o processo de carga e descarga dos navios, pois cria-se um local para estacionar. Sem eles, os navios aguardam em uma região marítima próxima e não podem iniciar os serviços de embarque da produção, o que gera maior tempo de espera.

4) Alternativa D.
O crescimento econômico está intimamente associado com a tecnologia, que é desenvolvida nos tecnopolos, nas universidades e em setores de pesquisa de empresas. Essas atividades são desenvolvidas em países subdesenvolvidos devido a mão de obra barata, porém o produto final é responsabilidade dos países desenvolvidos, continuando em posição superior.

5) Alternativa B.
Com o avanço das discussões sócio-políticas, as democracias atuais estão buscando ampliar os direitos dos indivíduos e aceitar as diversidades. Essa ampliação é fruto de reinvindicações dessa minorias sociais e ela tem como objetivo diminuir as restrições que de forma indireta lesam a participação delas na sociedade.

6) Alternativa A.
Na imagem podemos observar um conflito geopolítico, originado pela busca da garantia da posse territorial. Essa tentativa pode ocorrer de forma pacífica ou violenta, pois dentre os motivos temos: disputa por território, soberania do estado nacional, rivalidade étnica ou rivalidade de fronteiras.

7) Alternativa E.
Rio de Janeiro: fuso horário -3; Berlim: fuso horário +1. Por Berlim estar à leste do Rio de Janeiro, soma-se 4 horas, porém Berlim está no horário de verão, logo são as 4 horas “normais” + 1 hora do horário de verão. Portanto, Berlim estará com 5 horas a mais que no Rio, 16+5=21.

8) Alternativa A.
A crise de 1929 impactou em uma crise cafeeira aqui no Brasil, pois limitou a exportação desse produto, que era o principal, diminuindo o lucro econômico nacional. Foi preciso, então, diversificar a produção, produzindo em solo nacional o que antes era importado. Vale lembrar que o processo de industrialização fazia parte do plano político de Vargas, que defendia a intervenção estatal na economia.

9) Alternativa D.
O texto afirma que espaços dotados de “atributos especiais” fazem com que o prestígio e o valor econômico aumentem. Essa afirmação dialoga com o conceito de especulação imobiliária: compra ou aquisição de bens imóveis com a finalidade de vender ou alugar em momento posterior. Espera-se que o valor de mercado aumente com o passar do tempo, pois é provável que em torno do imóvel se construa algum outro imóvel de valor social: mercados, farmácias, escolas, shoppings, posto de gasolina e outros estabelecimentos.

10) Alternativa B.
Ao promover a inclusão social, está se promovendo a democratização do espaço público, pois garante o direito mais básico: o de ir e vir.

Deixe um comentário