Quero fazer Medicina Veterinária, o que eu preciso saber?

Voltar

Neste post te contaremos mais sobre o curso, áreas de atuação, áreas promissoras, estrutura curricular e melhores universidades. Além disso, coletamos informações com uma aluna do 2º ano de graduação da UNESP de Araçatuba.

Como é o curso?

A Medicina Veterinária é um curso bacharel e tem duração média de 5 anos, podendo ser em período integral ou parcial. O curso abrange atividades práticas e disciplinas teóricas, abordando desde ética e direito dos animais até empreendedorismo.

É comum que os campi que oferecem o curso possuam um Hospital Veterinários, para que os alunos aprendam e façam pequenos procedimentos, como, por exemplo, consultas, exames, cirurgias simples, tudo isso sempre com supervisão dos professores, é claro. Na hora de escolher a faculdade é muito interessante avaliar essa questão, do lugar possuir um hospital veterinário, pois ter contato com a prática e rotina hospitalar lhe ajudará no seu aprendizado das matérias da grade curricular.

Nos últimos semestres, os alunos deverão fazer estágio obrigatório supervisionado, para que coloque em prática o que aprendeu. É comum que as universidades exijam apresentação de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Para exercer a profissão é obrigatório ter diploma de nível superior em Medicina Veterinária reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, possuir um registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no estado onde pretende atuar.

Ah, você sabia? A Medicina Veterinária também tem residência! Ela tem duração de dois anos e é opcional. Com ela, o profissional adquire mais experiência prática e conhece mais de perto a profissão, o que pode p ajudar a escolher o melhor ramo de atividade e especialidade que seguirá.

Áreas de atuação

(Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV/UFU) realiza exames como raio-x, hemograma bioquímico, ecocardiograma e ultrassom. Foto: Milton Santos.)

O profissional formado pode atuar em várias áreas, é um campo amplo e que vem se expandindo e ganhando cada vez mais espaço. O veterinário pode atuar em instituição privadas e pública, ser profissional liberal, atuar na área acadêmica. Vejamos alguns setores da economia que agregam a profissão do médico veterinário:

  • Clínica Veterinária
  • Inspeção alimentar
  • Laboratório Veterinário
  • Fiscalização sanitária
  • Aprimoramento genético
  • Zoológico
  • Tratamentos para animais de grande porte.

A média da remuneração dos médicos veterinários é de seis a nove salários mínimos mais a comissão agregada.

Áreas promissoras

Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foto: Divulgação

A Clínica Veterinário, o Hospital Veterinário ou o seu próprio laboratório, são opções para você que quer atuar diretamente com os animais e cotidianamente, em vacinas, internação, cirurgias, castrações, biópsias e muitos outros procedimentos.

O agronegócio também preza muito pelo veterinário, pois ele poderá ajudar na produtividade e qualidade dos rebanhos, na manutenção da área rural com seleção genética de animais, e na prevenção, nutrição e melhoramento em manejar os animais.

A saúde pública também valoriza o médico veterinário, visto que ele pode ajudar a conter epidemiologia, agir contra zoonoses em pequenas e grandes cidades e trabalhar em laboratórios de pesquisas especializados em erradicar doenças transmitidas por animais aos seres humanos. Além disso, os profissionais podem inspecionar, vigilar e controlar produtos de origem animal, ligando-se a programas de controles ambientais, saneamento e conservação da fauna.

Estrutura curricular

As disciplinas variam de acordo com a metodologia da universidade, listaremos algumas possíveis disciplinas que você encontrará no curso: Anatomia, Biologia, Biofísica, Bioquímica, Anestesiologia, Direitos Humanos, Direito e Legislação, Epidemiologia Veterinária, Genética, Histologia, Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal, Microbiologia e Imunologia, Moléstias Infectocontagiosas e Zoonoses, Nutrição Animal, Técnica Cirúrgica, e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Melhores universidades

(Logo da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV)/UNESP)

Segundo o Ranking Universitário Folha, de 2019, as 10 melhores são: USP, UNESP, UFMG, UFV, UFLA, UFSM, UFRRJ, UFRGS, UEL e UFU.

Enfocaremos na Universidade Estadual Paulista (UNESP) nesse post. Ela oferece esse curso de graduação em três câmpus: Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), em Araçatuba,  Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, em Botucatu, e Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), em Jaboticabal. Os três prezam pela sustentabilidade ambiental: são estudadas e aplicadas novas técnicas para gerenciar os resíduos e fezes, e também maneiras de reaproveitar a água usada na produção animal.

O objetivo é formar veterinários generalistas, capazes de atuar em qualquer campo da profissão, por isso há disciplinas básicas, como Anatomia e Morfologia e Fisiologia, e disciplinas profissionalizantes, como Clínica, Cirurgia, Reprodução e Saúde Animal.  Por prezarem muito o respeito para com o animal, as disciplinas de Humanidades também recebem grande foco.

Os três cursos contam com fazendas de apoio e laboratório, além de programas de residência e de pós-graduação. Para a conclusão, exigem o  cumprimento de estágio curricular. Os três câmpus mantêm hospitais veterinários que atendem  animais pequenos (cães e gatos), grandes (ovinos, bovinos, equinos, suínos e caprinos) e silvestres.

A FMV, de Araçatuba, recebeu conceito 5 (nota máxima) no Enade de 2019 e ficou na primeira posição nacional entre os 215 cursos avaliados nessa área específica.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foto: Divulgação

Informações de quem vive

A universitária Júlia Bertelli, nos forneceu algumas informações sobre a UNESP de Araçatuba. Acompanhe a seguir.

Ela nos relatou que a faculdade oferta dois cursos, o de Odontologia e o de Medicina Veterinária, porém os campi são separados, afastados um do outro, sendo quase considerados duas faculdades diferentes.  Um outro ponto a ser mencionada, é que eles não possuem Restaurante Universitário.

A moradia oferece 64 vagas e a faculdade conta com auxílio aluguel, auxílio alimentação, auxílio sócio-econômico e o áudio emergencial para ambos os cursos. O valor desses auxílios é igual para os dois cursos.

Em relação a pesquisa, a Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) possui o centro de oncologia bucal, o Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE), o núcleo de ATM e pesquisas com laser em odontologia.

Já a Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA), possui o Hospital Veterinário (HV), a Clínica Cirúrgica de Grandes Animais (CCGA), a Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais (CCPA), a Clínica Médica de Grandes Animais (CMGA) e a Clínica Médica de Pequenos Animais (CMPA). Como projeto de extensão há o “cão cidadão”, o cursinho pré-vestibular DACA, o Diretório Acadêmico, “Praticando ciência”, a Bateria e a Atlética da Unesp de Araçatuba.

Estruturalmente, o curso de Medicina Veterinária proporciona uma biblioteca completíssima, salas de estudos com computadores, quadra poliesportiva, cantina, salas 24h e sala de descanso.

A grade do curso: no primeiro ano a grade é bem básica, como disciplinas de bioquímica, biofísica, introdução à medicina veterinária, mas também possui disciplinas iniciativas como anatomia, histologia e fisiologia. Desde o primeiro semestre, você pode iniciar estágios na faculdade dentro do HV, na CCGA e CCPA, em diversas áreas, como radiografia e ortopedia.  Esses estágios contam como horas complementares no curso. As aulas práticas começam desde o primeiro semestre do curso, incluindo anatomia e histologia e seguem por todo o curso.

A cidade Araçatuba é super tranquila mas muuuuito quente. O custo de vida é bem baixo, variando, claro, da região que vive. A distância da cidade até os campus é bem pequena e possui muitos comércios em ambas regiões.

 

E aí? Confirmou sua vontade de Medicina Veterinária? Vai lá seguir o Insta do GabaritaGeo então, te ajudamos a conquistar sua vaga!