fbpx

Quero trabalhar em editora, qual graduação devo fazer?

Voltar

Ler pode ser uma das atividades mais prazerosas do cotidiano, inclusive, lemos todos os dias, seja na escola, nas mensagens, nos sites da internet, estamos sempre lendo.

Mas se são os livros de literatura que te interessam, por te levarem a ter contato com outras vivências, saiba que todos eles passam por um processo de aprimoramento. Depois que o escritor escreve a sua obra, ele a manda para a editora, que terá o responsável por diagramar, revisar, ilustrar e outras funções mais para que o livro saia o mais agradável possível para a leitura.

Seu coração está quentinho só de imaginar o processo? Você quer trabalhar em editoras? Bom, saiba que não tem uma graduação exigida para essa área de trabalho, porém o curso de Licenciatura em Letras parece o mais adequado.

Isso porque nele você aprenderá muito sobre escrever, convencer e interpretar. Além é claro, da gramática. Nesse curso há também o aprendizado de uma língua estrangeira, o que pode garantir seu trabalho em editora como tradutor de textos.

O curso de Jornalismo também pode ser uma opção, pois nele os estudantes desenvolvem a habilidade da escrita e a habilidade de comunicação. Aprende-se a lidar com o público-alvo, por vezes leitor, transmitindo clareza.

Se o seu interesse é mais visual, artístico, não necessariamente algum curso do nível superior é necessário, mas podemos citar os cursos de Artes Gráficas e Design Gráfico. Há os cursos profissionalizantes e/ou técnicos de diagramador, desenho digital, ilustrações, por exemplo. Nesses casos, saber mexer em aplicativos e programas de edição é importante e ter o conhecimento avançado no pacote office (Word, Excel, Power Point, etc) é essencial.

Caso não faça um ensino superior, você deve ir “treinando” suas habilidades para fazer parte de uma editora. Dentre as atividades, ler, escrever e estudar bastante são as primordiais. A partir delas você poderá ganhar bagagem sobre diversos assuntos, pesquisar sobre eles, expandir o vocabulário e aprimorar sua forma de pensar.

Como relatamos, não há um curso específico, mas o que é extremamente necessário é o amor pela leitura! Então se você quer cursar Ciências Biológicas e também deseja estar nesse mercado, vá em frente! É possível, por exemplo, que você seja o revisor dos materiais didáticos de Ciências/Biologia, ou até de um texto literário.

Apesar de não requisitado, existe um curso superior intitulado Editoração (ou Produção Editorial). A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, oferecem esse curso.

 Editoração na USP

O curso foi criado em 1972 e foi o segundo curso superior dessa especificidade. A instituição procura sempre se atualizar, oferecer melhor infraestrutura e suporte para o ensino de qualidade.

No curso de Editoração da USP as funções que os estudantes mais irão ter contato é com as de edição de texto e de arte.  Na parte da edição, os alunos aprenderão sobre estabelecimento, preparação e revisão, enquanto na parte da arte aprenderão sobre programação visual, editoração eletrônica e de vídeos, produção gráfica e outros assuntos.

As atividades de planejamento de mercado para atuação fazem parte do currículo e dentro delas o aluno aprende a avaliar a viabilidade econômica, tiragem e qualidade técnica. Os alunos passam a ter contato com os trabalhados administrativos de uma editora e as rotinas de secretaria editorial e gráfica.

O contato com diferentes multimídias e suportes fortalece o aluno a saber trabalhar tanto em ambiente impresso como digital, possibilitando acompanhar as inovações que afetam a arte, a ciência e a técnica desse campo tão amplo que a editoração.

É um curso com alto grau multidisciplinar, pois em sua grade há disciplinas teóricas e práticas destinadas a formar profissionais mais humanos sem esquecer da qualidade técnico-profissional.

Para as disciplinas práticas, a instituição oferece laboratórios informatizados e uma editora-laboratório, chamada Com-Arte, que é uma empresa júnior. Essa editora é responsável por publicar livros, revistas e outro produtos editoriais em suporte digital e/ou impresso.

O curso é destinado para aqueles que prezam o livro e a leitura, porém sem esquecer da importância do saber, da arte e da cultura.

 

 

Gostou do nosso post? Acompanhe-nos no Instagram!