Não gosto de estudar física e química, o que fazer?

Voltar

Essas suas disciplinas podem ser consideradas difíceis e “chatas” para muitos estudantes, mas a verdade é que elas estão presentes no nosso dia a dia. Aprendê-las com essa visão pode facilitar a sua relação com os estudos e também te motivar.

Além dessa facilidade, é muito comum que as provas cobrem o conteúdo dessas disciplinas por exemplos cotidianos, sendo assim, você pode acertar a questão pelo seu conhecimento de mundo.

A seguir te mostraremos primeiro a aplicabilidade da química e depois da física.

Química

O fenômeno da respiração é um processo químico: utilizamos moléculas de glicose como fonte de energia para inspirar o gás oxigênio e expirar o gás carbônico. O ar que respiramos por si só é um composto de moléculas, dentre elas as moléculas de oxigênio (O2).

O creme dental que usamos para escovar o dente possui flúor, que é a substância que protege nossos dentes das ações das bactérias causadoras de cárie. Além do flúor, há cremes dentais que contem sais clareadores, que desempenham papel abrasivo e esfoliante no esmalte dos dentes.

Pode ser que você já tenha lavado o cabelo e no instante que está massageando o couro cabeludo os fios se enchem de nós. Isso é uma reação química! Os fios são revestidos por células transparentes e para que a limpeza seja feita o shampoo utiliza uma carga elétrica para levantar essas células, o que causa os nós.

O suor, muito comum em dias de calor ou em atividades físicas, é um processo químico de tentar manter a temperatura do nosso corpo pela liberação de líquido, na tentativa de esfriá-lo. Quem possui mau cheiro não é o suor!!! É o contato do líquido com as bactérias da axila que propiciam esse cheiro. É por isso que a composição dos desodorantes são uma mistura de antibactericidas, aromas e álcool.

O nosso processo de digestão é químico! As enzimas presentes na saliva (ptialina) formam o chamado bolo alimentar, para que possamos engolir. No estômago, é o ácido clorídrico (HCl) que degradará o alimento. Quando sentimos queimação estomacal é um sinal de que o ácido clorídrico do nosso estômago está desregulado e para que se neutralize precisamos tomar antiácidos, que na verdade são bases fracas.

Todos os medicamentos provocam processos químicos no organismo, por exemplo, os antidepressivos impulsionam processos químicos cerebrais que antes estavam baixos devido a ansiedade e/ou a depressão. Os analgésicos exercem função de neutralizar os receptores cerebrais referentes à dor, impedindo que ela seja sentida (ou interpretada) e não necessariamente que a causa da dor seja resolvida.

Os combustíveis são oriundos de processos químicos e quando utilizados estamos queimando-o: é o processo de combustão. A combustão gera energia para mover o veículo e é um processo irreversível, já que para ocorrer modifica a estrutura da matéria permanentemente.

Seria interessante um combustível reutilizável, né? Temos alguns carros elétricos, que carregam sua bateria em tomadas, assim como o celular. Será esse o nosso futuro?

E por que as roupas secam mais rápido no varal? Pois a água presa entre as fibras dos tecidos passa do estudo líquido para o gasoso com a presença do sol e do vento.

Um processo parecido ocorre com o pão, que fica duro de um dia para o outro. Fora de um saco plástico adequado, ou de algum recipiente, a maciez se perde porque as moléculas de água presente evaporam.

Outros exemplos de fenômenos químicos cotidianos: assar um pão ou bolo, cozinhar macarrão, utilizar água sanitária nas roupas, acender uma vela, os controles remotos, entre outros. 

Física

Um dos mais importantes processos é a influência da Lua nas marés, devido à lei de gravitação universal: a Terra atrai a Lua e a Lua atrai a Terra. Quando é a Lua que atrai, acontece a deformação das partes sólidas e líquidas do planeta e por isso interfere nas marés.

Outra relação aquática ocorre ao nadar: a ação do nadador em empurrar a água para trás, gera, automaticamente, uma reação contrária, isto é, a água joga o nadador para frente. Essa é a 3ª Lei de Newton. Quanto mais alto for o nadador, maior será a quantidade de água empurrada para trás e, consequentemente, maior a reação, maior a distância que será empurrado para frente pela água.

 

 

Já pensou em como fazer uma curva de carro? Provavelmente a sua resposta foi: para fazer a curva, é necessário diminuir a velocidade, pois se entrar na curva em alta velocidade facilmente se perde o controle do carro. Nessa ocasião estamos utilizando o raciocínio da força de atrito e da centrípeta de forma intuitiva.

Não poder entrar em uma curva a 180km/h é dizer que os pneus não terão atrito suficiente com o solo para mantê-lo ali e que a força centrípeta empurrará o carro para fora da curva.

Essa influência pode ser sentida até por quem está subindo uma ladeira: normalmente, subimos em ziguezague para cansar menos.

No território da cozinha, pensemos no cozimento dos alimentos na panela de pressão: em uma panela normal, a água tem como ponto de ebulição 100ºC, porém quando usamos a panela de pressão, a temperatura aumenta, o que gera reações químicas associadas ao cozimento mais rapidamente. Por exemplo, o feijão na panela de pressão é cozido a 120°C.

A tecnologia do touchscreen é fruto de telas capacitivas, que são formadas por uma camada eletricamente carregada que fica sobre a tela. Ao tocar na tela, recebemos algo parecido a um choque, imperceptível para nós, mas reconhecível para o aparelho, que recebe essa descarga pela tela e faz com que as coordenadas do toque funcionem.

Esse reconhecimento faz com que o aparelho localize onde o toque ocorreu e transforma esse local em comando de tela.

Por fim, um exemplo de natureza. Na preparação e armazenamento de nutrientes para o inverno, as folhas têm seus açúcares e amidos removidos. Sem o verde das folhas, o amarelo ganha destaque e com o tempo se altera para vermelho, laranja e, às vezes, púrpura. Isso porque a coloração depende da acidez das substâncias químicas e físicas da folha.

Conclusões

Como podemos ver, a química e a física se conectam e estão muito presentes na nossa rotina do dia a dia. Por isso, olhe com mais carinho para elas e também tente interligar a teoria com a prática, pois as questões buscam sempre relacionar esses entendimentos.

 

Saiba mais no Instagram, clique aqui.