Sobre a Universidade Federal de Roraima

Voltar

Neste post vamos conhecer um pouco mais sobre a Universidade Federal de Roraima!!

A UFRR

A Universidade Federal de Roraima foi a primeira instituição federal de ensino superior a instalar-se em Roraima, em 1989. Ela oferece 47 cursos superiores, dos quais 26 são de grau bacharel, 20 de grau licenciatura e 1 tecnológico. Possui três campi: Paricarana, Cauamé e Murupu.

A instituição tem muito empenho nos programas de intercâmbio, desenvolvendo, em parceria com o Governo Federal, ações constantes relacionadas à internacionalização do ensino, recebendo alunos de outros países e continentes e enviando seus acadêmicos para estudar fora do País.

Outro diferencial é o Instituto Insikiran de Formação Indígena, que é responsável por um dos projetos mais inovadores do País: a formação intercultural para professores indígenas. Outra ação importante são as ações afirmativas e discussões sobre inclusão desenvolvidas pelo Núcleo Construir de Acessibilidade.

A UFRR é muito forte em seus programas de assistência estudantil, oferecendo bolsas nas áreas de ensino (Monitoria, Mobilidade Acadêmica e Educação Tutorial – PET), pesquisa (PIBIC, PIBIC Jr., PICI) e extensão (Conexões de Saberes, trabalho, alimentação, transporte urbano). Além desses, há o auxílio moradia, o Restaurante Universitário e a Residência Universitária.

Seus professores são altamente competentes e publicam em jornais e revistas especializados nacionais e internacionais. Possui também revistas próprias e a Editora (EdUFRR), que, de 2012 à junho de 2015, já publicou 119 obras de autores locais, comercializadas na Livraria da UFRR.

Há três bibliotecas, uma em cada campi, que somam mais de 102.255 mil exemplares (livros, periódicos, trabalhos de pós-graduação), além da biblioteca virtual com 30 bases de dados nacionais e estrangeiros.

Os campi

Campus de Paricarana

Local em que funcionam a reitoria e pró-reitorias, biblioteca central, controle e registro acadêmicos e 11 centros didáticos e institutos. O instituto Insikiran de Formação Indígena é um dos exemplos e ele é responsável por projetos inovadores: Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Núcleo de Empreendedorismo (NEED) e Patentes e Registros (NIT). No campus há o Restaurante e a Residência Universitária, além de ter o maior número de salas de aula e laboratórios de várias áreas do ensino.

Campus Murupu

Campus enfocado em formar técnicos agrícolas segundo a demanda prioritária para o desenvolvimento de Roraima. Nele se localiza a Escola  Agroténica (EAGRO) que é voltada especialmente para a comunidade do Estado e suas atividades são para o ensino médio e técnico.

Oferece os seguintes cursos técnicos em Agropecuária: Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja), além do curso de Agroecologia em nível superior.

Dispõe de salas de aula e de estudo, administração, auditório, laboratórios, restaurante universitário, unidades experimentais e biblioteca.

 

Campus Cauamé

Abriga o Centro de Ciências Agrárias (CCA) e oferece os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, além dos Departamentos de Solos e Engenharia Agrícola e de Fitotecnia. Possui laboratórios e uma clínica veterinária.

Nesse campus há os cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia, o que faz com que sua contribuição seja expressiva na pesquisa científica e consolide os grupos de pesquisa da UFRR, ampliando, inclusive, o quadro de doutores na instituição.

No Ranking Universitário da Folha (RUF) de 2014, o curso de Agronomia da Universidade Federal de Roraima foi classificado como o segundo melhor da região Norte. Em 2015, conseguiu se qualificar como o primeiro melhor curso da região.

 

Processos seletivos

O estudante tem as seguintes opções de ingresso: a prova integral, o processo seletivo seriado, os processos seletivos específicos, para indígenas e para moradores do campo, e o SiSU.

A prova integral é realizada uma vez ao ano e se destina a candidatos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. Ela é comporta de 72 questões: 9 questões objetivas de cada disciplina (são 8) e uma redação.

O processo seletivo seriado é feito ao final de cada ano do ensino médio e ele deve ser feito em sequência, sem pular nenhum ano. A prova objetiva é composta de 3 questões de múltipla escolha de cada disciplina (que são 8), resultando em 24 questões.

O processo seletivo específico para indígenas é uma forma de valorizar a educação indígena e respeitar sua cultura. Os cursos que aceitam essa seleção são Licenciatura Intercultural, Gestão Territorial Indígena, Gestão em Saúde Coletiva Indígena e em mais 17 cursos da grade regular da instituição.

O processo é composto por duas fases, a primeira é eliminatória e a segunda classificatória. Na primeira fase há questões objetivas e redação. Na segunda, é avaliado o currículo.

Também como específico, há a Licenciatura em Educação no Campo. Essa seleção é específica para os candidatos residentes no campo e os cursos oferecidos são: Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas e Sociais. As provas ocorrem anualmente, geralmente no mês de dezembro. A prova objetiva contem 20 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais e 10 de matemática, além da redação.

Por fim, para ingressar pelo SiSU o aluno deve ter prestado a última prova do ENEM.

 

Vejamos agora a tabela dos cursos oferecidos e em qual campi:

Administração (B) Paricarana Gestão em Saúde Coletiva Indígena (B) Paricarana
Agroecologia (T) Murupu Gestão Territorial Indígena (B) Paricarana
Agronomia (B) Cauamé História (L) Paricarana
Antropologia (B) Paricarana Informática EaD (L) Paricarana
Arquitetura e Urbanismo (B) Paricarana Letras-Libras (B) Paricarana
Artes Visuais (L) Paricarana Letras – Português (L) Paricarana
Ciência da Computação (B) Paricarana Letras – Português e Espanhol (L) Paricarana
Ciências Biológicas (B) Paricarana Letras – Português e Francês (L) Paricarana
Ciências Biológicas (L) Paricarana Letras – Português e Inglês (L) Paricarana
Ciências Contábeis (B) Paricarana Licenciatura Intercultural  – Ciências da Natureza (L) Paricarana
Ciências Econômicas (B) Paricarana Licenciatura Intercultural – Ciências Sociais (L) Paricarana
Ciências Sociais (B) Paricarana Licenciatura Intercultural – Comunicação e Artes (L) Paricarana
Com. Social – Jornalismo (B) Paricarana Matemática (B) Paricarana
Direito (B) Paricarana Matemática (L) Paricarana
Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática(L) Paricarana Matemática EaD (L) Paricarana
Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais (L) Paricarana Medicina (B) Paricarana
Enfermagem (B) Paricarana Medicina Veterinária (B) Cauamé
Engenharia Civil (B) Paricarana Música (L) Paricarana
Engenharia Elétrica (B) Paricarana Pedagogia (L) Paricarana
Física (L) Paricarana Psicologia (B) Paricarana
Geografia (B) Paricarana Química (L) Paricarana
Geografia (L) Paricarana Relações Internacionais (B) Paricarana
Geografia EaD (L) Paricarana Secretariado Executivo (B) Cauamé
Geologia (B) Paricarana Zootecnia (B) Paricarana