Quero prestar FAMERP, o que preciso saber?

Voltar

Primeiro, conhecer sobre a faculdade si,  sobre os cursos que ela oferece, sobre seu método de ingresso, sobre suas provas e sobre a relação candidato vaga.

Mas, não se desespere! Todas essas informações estão aqui. Selecionamos e trouxemos para você.

-Sobre a FAMERP

Visando uma formação de qualidade e humanística, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) preza pelo seu compromisso com o ensino, com a pesquisa e com a comunidade. É uma instituição pública, gratuita e de qualidade mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Sua sede está localizada em São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo.

Seu corpo docente é altamente especializado, são 290 docentes entre mestres, doutores e livres docentes. A faculdade também dispõe de excelente infraestrutura física, são 34 laboratórios multidisciplinares, centros de pesquisas e biotério, e parceria história de 40 anos com seu hospital de ensino, o Hospital de Base Funfarme.

Esse hospital-escola é o segundo mais do Brasil, perdendo apenas para o Hospital das Clínicas de São Paulo. O hospital-escola possui 720 leitos e presta atendimento a cerca de 35 mil pessoas por mês em ambulatórios de todas as áreas médicas.

Reforçando sua formação humanística, desde as séries iniciais os alunos têm contato com os pacientes e com a comunidade. Além disso, a prática de consultas, a visita aos pacientes internados, as discussões de casos, o atendimento em emergência clínicas e cirúrgicas, as atividades com a equipe de resgate também são proporcionadas desde o início.

Em 2008, ganhou o prêmio nacional Guia do Estudante/ Banco Real de Melhor Faculdade do Interior e também recebeu nota máxima no Índice Geral de cursos (IGC) promovido pelo Ministério da Educação (MEC), sendo a segundo melhor instituição pública do país. No IGC de 2009, novamente recebeu nota máxima do MEC.

No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), de 2016, foi a única escola de Medicina do Estado de São Paulo que obteve nota máxima.

A vontade de fazer parte só aumenta, né?? Olha só esse hospital-escola e esse campus:

– Quais são os cursos da faculdade?

A faculdade e oferece três cursos: Medicina, Enfermagem e Psicologia.

 

O curso de medicina é ofertado no período diurno, em tempo integral, com 80 vagas por turma e duração de 6 anos. O programa está voltado para a compreensão da composição e funcionamento do corpo humano e dos mecanismos das doenças. Na grade, o aluno estudará diferentes áreas clínicas (por exemplo Cirurgia  e Psiquiatria) e  atuará no Internato Médico, possibilitando a vivência da prática real.

 

O curso de Enfermagem disponibiliza 60 vagas e é ofertado no período integral/diurno, com duração de 4 anos. A formação conta com conteúdos essenciais das Ciência Biológicas e Saúde; Ciência Humanas e Sociais; e Ciências da Enfermagem. O aluno aprenderá os tópicos de fundamentos, de assistência, de gerenciamento e de ensino de enfermagem, o que o capacita a desenvolver articulação entre a teoria e a prática. As práticas são realizadas nos diferentes níveis de atenção à saúde do SUS. O objetivo é formar enfermeiros generalistas, críticos e reflexivos.

 

O curso de Psicologia oferece 20 vagas, no período integral/diurno e tem duração de 5 anos. O curso de Psicologia é relativamente novo, a abertura ocorreu em 2016, porém a sua eficiência é comprovada. O graduando aprende a compreender os múltiplos referenciais do fenômeno psicológico através da interação com os fenômenos biológicos e sociais. O aluno será capacitado para produzir, utilizar e transmitir seus conhecimentos da psicologia em prol das condições e necessidades específicas da comunidade, levando em consideração não só o contexto nacional, mas também as especificidades regionais.

– Como faço para entrar?

O ingresso na FAMERP ocorre exclusivamente por um vestibular aplicado e desenvolvido pela Fundação Vunesp. Ele ocorre anualmente e são oferecidas 160 vagas (80 para Medicina, 60 para Enfermagem e 20 para Psicologia).

A faculdade adota a sua própria política de cotas, destinando 65% das vagas destinada às cotas ao alunos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e Médio no ensino público brasileiro ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas brasileiras e 35% serão destinadas para aqueles que se autodeclarem Pretos, Pardos ou Indígenas de etnia brasileira e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental e Médio no ensino público brasileiro ou a Educação de Jovens e Adultos realizados pelos sistemas estaduais no ensino público brasileiro.

Das 80 vagas de Medicina, 16 vagas são para a Política de Cotas da FAMERP; das 60 vagas de Enfermagem, 12 vagas são para a Política de Cotas da FAMERP; e das 20 vagas de Psicologia, 4 são para a Política de Cotas da FAMERP.

Como é a prova?

O vestibular FAMERP é constituído por 80 questão objetivas de múltipla escolha, 20 questões dissertativas e uma redação, sendo distribuídas entre a prova de conhecimentos gerais e a de conhecimentos específicos.

Na prova de Conhecimentos Gerais há 80 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, e são distribuídas igualmente entre as disciplinas de Matemática, Biologia, Geografia, Física, História, Química, Língua portuguesa e Língua inglesa.

A prova de Conhecimentos Específicos conta com 20 questões dissertativas, sendo 8 de Biologia, 6 de Química e 6 de Física. A redação em Língua Portuguesa também ocorre nesse dia.

Dessa forma, a faculdade não adota o sistema de “primeira e segunda fase”. Todos os inscritos realizam a prova de Conhecimentos Gerais e a de Conhecimentos Específicos. As provas ocorrem em dois dias seguidos, com duração de 4 horas cada uma (das 14 às 18 horas).

Relação candidato vaga

Em 2021, 14.571 candidatos concorreram às 80 vagas de Medicina, o que resulta em uma média de 182 candidatos por vaga. Em 2020, esse número foi de 206 candidatos por vaga.

O curso de Enfermagem, de 2021, teve 261 candidatos para 60 vagas, resultando em 4,35 candidatos por vaga. Em 2020,  foram cerca de 5,3 candidatos por vaga.

O curso de Psicologia, esse ano, teve 557 inscritos para as 20 vagas disponíveis, o que gerou 27,85 candidatos por vaga. No ano anterior, eram 35,25 candidatos por vaga.

A hipótese para a queda de inscritos, e da relação candidato vaga, é a da pandemia, pois tanto as escolas da rede estadual como da rede privada perderam um número considerável de alunos.

Como é a cidade de São José do Rio Preto?

A cidade sede da faculdade possui 464.983 habitantes, segundo dados do IBGE (2020). É a maior cidade do noroeste paulista e é considerada uma capital regional, pois exerce influência em mais de 40 cidades da região.

De acordo com os dados obtidos do Índice de Desafios de Gestão Municipal (IDGM), realizado por uma empresa de consultoria, São José do Rio Preto é a 3º melhor cidade do país para viver. O estudo de baseou em indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento básico.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade é de 0,834, número considerado elevado. A qualidade de vida é comprovada, mas a localização do campus da FAMERP também é. O bairro, essencialmente universitário, dispõe de excelente infraestrutura, há farmácias, bancos, lanchonetes, pistas de caminhada, supermercados e até Shoppings Centers em sua área.

Ah, e claro, Rio Preto tem uma mascote: as capivaras da Represa Municipal.

                                     

Confirmou sua vontade de prestar FAMERP??? Corre para o Instagram do GabaritaGeo (https://www.instagram.com/gabaritageo/) que te ajudamos nessa caminhada!

FAMERP 2021- Prova de Conhecimentos Gerais: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MjAyMDczMg%3d%3d

FAMERP 2021- Prova de Conhecimentos Específicos e Redação: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MjAyNzA2NA%3d%3d

A autora usou como fonte de pesquisa os sites oficiais da VUNESP e da FAMERP.

plugins premium WordPress
Estou aqui para ajudar
Olá
Aqui é o GabaritaGeo! Tem alguma dúivda? Estou aqui para te ajudar!