Bom, é fato que essa área de estudo cresceu e continua crescendo devido as mudanças nos hábitos de compra dos consumidores, mas como é o curso? Neste post te contaremos um pouco mais.
O curso
Há duas possibilidades de graduação em Marketing: de grau acadêmico (bacharel) e de grau tecnólogo. O primeiro tem duração de 4 anos e possui como foco o aprofundamento em fundamentos e teorias. O segundo tem duração de 2 anos e possui como foco o mercado de trabalho.
A formação básica das disciplinas específicas aborda assuntos sobre comportamentos d compra, estratégias mercadológicas, comunicação e relacionamento com clientes. A administração será fundamental para que se gerenciar os projetos, elaborar orçamentos, definir preços de mercadorias e serviços.
No curso, o aluno encontrará matérias como:
Antropologia e Cultura Brasileira
|
Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia
|
Estratégias de Preço
|
Estratégias Mercadológicas
|
Comportamento de Compra e de Consumo
|
Gerência de Vendas
|
Técnicas de Negociação
|
Marketing e Comportamento do Consumidor
|
Comunicação e Expressão
|
Gestão Financeira e Análise de Investimento
|
Marketing Digital, Internacional, de Serviços.
|
Promoção, Publicidade e Propaganda
|
Custos e Orçamentos
|
Logística Empresarial
|
Matemática
|
Pesquisa de Mercado
|
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
Desenvolvimento Humano e Social |
Gestão de Projetos em Marketing
|
Gestão do Relacionamento com o Consumidor
|
Gestão em Marketing
|
Diagnóstico e Consultoria Empresarial
|
Direito do Consumidor/ Princípios do Direito
|
Economia
|
Empreendedorismo
|
Como observamos, diferentes áreas do Marketing são exploradas, bem como o desenvolvimento e posicionamento das marcas nas propagandas e publicidades. É presente também a legislação das atividades de comercialização e algumas noções do inglês, já que muitos estudos são dessa língua.
O aluno deverá elaborar, no fim, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e algumas instituições exigem o cumprimento de estágio supervisionado.
Formados
O curso forma profissionais capazes de detectar e aproveitar as oportunidades do mercado, traçando e executando estratégias que melhores a imagem da marca, do produto ou até então da pessoa. Essa melhora aumenta a competitividade no mercado.
Os formados serão capazes de acompanhar e analisar todo o processo de venda, desde a idealização do produto até ele ser vendido, isso por que se idealiza sempre um processo gradual. Pense, por exemplo, na venda de uma loja de roupa “slow fashion”: o responsável pelo marketing pode utilizar vídeos e fotos da produção para que o consumidor valorize a peça final.
No curso, o aluno aprenderá a analisar o comportamento do consumidor, tanto de forma global, universal, quanto específica. Ou seja, há um perfil dos consumidores de maquiagem, por exemplo, que geralmente é feminino, porém há o perfil dos consumidores de maquiagem vegana, que é mais nichado. O aluno será capaz de analisar seus consumidores e como os abordar, elaborando as estratégias mais adequadas.
Dentro dessas estratégias, para além do produto o estudante aprende a considerar a distribuição e a comunicação, pois terá mais sucesso de vendas. A gestão que aprenderão será tanto para vendas em varejo como para vendas em atacado, sendo necessário pesquisa, serviço e aprendizado sobre o Código de Defesa do Consumidor.
Com tudo isso, o profissional estará apto a expressar-se e comunicar-se de maneira eficiente, utilizando de seu poder de convencimento para melhorar o desempenho de seus futuros clientes, compreendendo as necessidades desses.
Marketing na USP
O curso da USP visa formar profissionais de visão humanista e postura ética, que se embasam em forte instrumentalização técnica na gestão, pois os conhecimentos teóricos multidisciplinares são sólidos, com base quantitativa. O formado compreenderá o Marketing como instrumento de inovação, que propicia inovação, transformação e desenvolvimento econômico e cultural da sociedade.
A infraestrutura conta com vários laboratórios didáticos e de pesquisa, incluindo laboratórios de têxtil e moda, simulação e observação, softwares especiais, física e saúde, desenvolvimento em recursos didáticos, química, geologia, biologia, microscopia, gastronomia, multidisciplinares (seco/molhado), estudos do movimento e da terceira idade. A Escola dispõe ainda de várias salas de informática, com equipamentos modernos.
A nota de corte de 2021 foi de 47 pontos, no vestibular próprio (Fuvest), e no SiSU de 2020, a nota de corte foi de 766.67.
No SiSU de 2021, serão ofertadas 18 vagas, todas no primeiro semestre e sem nenhum percentual para as cotas. A prova de Redação e Matemática e suas Tecnologias possuem peso 3 e média mínima de 600 pontos. A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias possuem peso 1 e nota mínima também de 600 pontos. Por fim, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias possuem peso 2 e nota mínima de 600 pontos. Em relação a nota mínima exigida como a prova no todo é de 0,01.