Universidade de qualidade? Temos a Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Voltar

Neste post, falaremos sobre a Universidade Federal de Viçosa, seus três campi, os cursos oferecidos, relações candidato vaga e a infraestrutura.

 

Sobre a universidade

A Universidade Federal de Viçosa é uma das mais antigas instituições de ensino superior do Brasil, sendo inaugurada em agosto de 1926, como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). Depois de se tornar estadual, em 1948, foi federalizada, como UFV, em 1969.

A UFV oferece três campi: UFV- Viçosa, UFV- Florestal e UFV- Rio Paranaíba. Os três são em cidades do estado de Minas Gerais, respectivamente, Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Por ter sido, inicialmente, voltada para as Ciências Agrárias, os cursos de Agricultura e Veterinária são grandes destaques. No entanto, isso não ofusca a qualidade e excelência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

Na avaliação do Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes (Enade), todos os 23 cursos avaliadas pela edição de 2019 ficaram acima da média: 17 com o conceito 5 (máximo) e seis com conceito 4.

Na classificação do conceito Enade Contínuo, a UFV teve nove cursos entre os cinco melhores do país. Medicina e Zootecnia ficam em 1º lugar geral, Nutrição e Engenharia Florestal em segundo, Medicina Veterinária em terceiro, e Engenharia de Produção em quinto. O curso de Agronomia teve destaque nos três campi: 2º lugar nacional Agronomia-Viçosa, 3º lugar nacional Agronomia-Rio Paranaíba e 4º lugar nacional Agronomia-Florestal.

Foi classificada como a 4ª melhor do brasil e como a 2ª melhor do Estado de Minas Gerais. Ficou entre as 20 melhores do Brasil e da América Latina e entre as 8 melhores universidades federais do Brasil. Está entre as únicas 22 instituições brasileiras no ranking de Shangai.

Cursos e campus

Campus Viçosa

O maior campus é o de Viçosa, que abriga 4 grandes centros: Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Biológicas e as Saúde (CCB), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).

No CCA, os cursos oferecidos são: Agronegócio, Agronomia, Cooperativismo, Engenharia agrícola e ambiental, Engenharia florestal e Zootecnia.

No CCB, temos os cursos de Bioquímica, Ciência Biológicas (Bacharelado/Licenciatura), Educação Física (Bacharelado/Licenciatura), Enfermagem, Licenciatura em Ciências Biológicas (Noturno), Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição e saúde.

Já no CCE, os cursos disponíveis são os de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física (Bacharelado/Licenciatura), Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Matemática (Bacharelado/Licenciatura) e Química (Bacharelado/Licenciatura).

Por fim, o CCH oferta os cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (Bacharelado/Licenciatura), Comunicação Social- Jornalismo, Dança (Bacharelado/Licenciatura), Direto, Economia Doméstica, Educação do Campo, Educação Infantil, Geografia (Bacharelado/licenciatura), História (Bacharelado/Licenciatura), Letras, Pedagogia, Secretariado Executivo Trilíngue- Português, Francês e Inglês, e Serviço Social.

 

Campus Florestal

Os cursos desse campus são os seguintes: Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Ciência Biológicas- Licenciatura, Ciência da Computação, Educação Física- Licenciatura, Física- Licenciatura, Matemática- Licenciatura e Química- Licenciatura.

Campus Rio Paranaíba

Administração- Integral, Administração-Noturno, Agronomia- Integral, Ciência Biológicas (Ênfase em Conservação da Biodiversidade)- Integral, Ciências Contábeis- Noturno, Ciência e Tecnologia de Alimentos- Integral, Engenharia Civil- Integral, Engenharia de Produção- Integral, Nutrição-Integral, Química (Ênfase em Química Ambiental)- Integral, Sistemas de Informação- Integral e Sistema de Informação- Noturno.

Candidato vaga

Em 2020, os cursos mais concorridos de Viçosa foram o Cooperativismo, Medicina, Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo e Direito.

  • Cooperativismo teve a relação candidato vaga de 10,3 (40 vagas para 411 inscritos).
  • Medicina teve a relação candidato vaga de 52,7 (50 vagas para 2.634 inscritos)
  • Medicina Veterinária teve a relação candidato vaga de 34,5 (60 vagas para 1.068 inscritos)
  • Arquitetura e Urbanismo teve a relação candidato vaga de 15,7 (60 vagas para 629 inscritos)
  • Direito teve a relação candidato vaga de 26,9 (60 vagas para 1.615 inscritos)

Os cursos mais concorridos de Florestal, em 2020, foram Administração e Educação Física-Licenciatura. O primeiro ofertou 60 vagas e teve 587 inscritos, totalizando a relação candidato vaga de 9,8. O segundo, ofertou 50 vagas e teve 467 inscritos, totalizando a relação candidato vaga de 9,3.

Os cursos mais concorridos de Rio Paranaíba foram Nutrição e Administração- Noturno. A relação candidato vaga do primeiro foi de 13,6, sendo 25 vagas para 340 inscritos. A relação candidato vaga do segundo foi de 10,8, sendo 50 vagas para 542 inscritos.

A UFV adota o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) como método de ingresso. Sendo assim, o candidato deve realizar a prova do ENEM e se inscrever, posteriormente, no SiSU.

Estrutura

A UFV oferece Moradia Estudantil, Bolsa Alimentação, Auxílio creche/escola e vários outros projetos que ajudem na permanência estudantil.

A Moradia Estudantil é oferecida nos campi de Viçosa e Florestal. Em Rio Paranaíba são oferecidas bolsas moradias. A Bolsa Alimentação por sua vez, é nos Restaurantes Universitário dos três campi. Os restaurantes oferecem café da manhã, almoço e jantar, geralmente de segunda a domingo, mas pode variar em cada campus. O Auxílio Creche/Pré-Escola é destinado aos alunos matriculados na graduação em vulnerabilidade socioeconômica. O auxílio é oferecido para aqueles estudantes que já são pais e mães.

A UFV oferece biblioteca de alta qualidade em todos os campi, além de ampla área verde, espaços de convivência, quadras esportivas, ginásio, piscina, auditórios para eventos musicais, teatro e dança. O Hospital Veterinário é uma realidade em Viçosa.

Como suporte aos estudantes, a universidade oferece atendimento médico, odontológico, nutricional e psicológico. Há também a Associação Beneficente de Auxílio a Estudantes e Funcionários da UFV (ASBEN), que auxilia servidores e estudantes carentes em seus tratamentos de saúde (consultas, medicamentos, auxílio para pagamento médico em caso de urgências, principalmente cirurgia.

Você sabia?

Além de toda a qualidade, excelência e estrutura, a UFV também oferece Ensino Médio e Cursos Técnicos. O Ensino Médio é ofertado no campus de Viçosa, no Colégio de Aplicação (Cap-Coluni), sendo referência de qualidade em Minas Gerais e constantemente apontado como o melhor colégio público do Brasil, sendo o Ministério da Educação (MEC). O colégio oferece anualmente 150 vagas, as quais são preenchidas pelo Exame de seleção, feito exclusivamente por alunos que irão para a 1ª série do Ensino Médio.

O campus de Florestal não só oferece o ensino médio, como também oferece seis cursos técnicos pela Centras de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf). Os cursos técnicos ou podem ser realizados ao mesmo tempo que se cursa o Ensino Médio ou posterior a conclusão dele. Os cursos oferecidos são: Agropecuária, Alimentos, Eletrônica, Hospedagem e Informativa.

                                 

Gostou? Estude com o GabaritaGeo e acesse nosso Instagram para conquistar vaga da UFV!!

Os conteúdos e informações foram retirados de sites oficiais da Universidade Federal de Viçosa, bem como as imagens de divulgação.