Neste post vamos esclarecer as dúvidas sobre esses dois cursos, especificando a diferença deles.
Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo???
É comum que ambos os cursos sejam confundidos por estarem ligados ao mundo da construção civil, no entanto suas grades curriculares são bem distintas. A Engenharia Civil possui o foco mais voltado para as Ciências Exatas, enquanto Arquitetura e Urbanismo é mais voltado para as Ciências Humanas. Ambos os cursos possuem duração média de 5 anos.
Em relação o papel desempenhado na construção, o responsável pela infraestrutura é o engenheiro civil, sendo quem gerencia e cuida das obras. As ações do engenheiro vão desde a fase inicial, analisando terreno, até a definição de como vai ser a fundação. Nesse percurso, ele também especificará as redes de instalação elétrica e hidráulica, supervisionando a segurança, a qualidade e os custos.
O arquiteto, por sua vez, é aquele que desempenha papel mais criativo, projetando os espaços segundo a estética e a funcionalidade dos elementos que irão compor o ambiente.
Grade curricular
Conforme já citamos, o engenheiro lidará muito com a Matemática e com a Física, já que necessitam ter conhecimentos sólidos em cálculos estruturais e precisam saber sobre o comportamento dos materiais envolvidos em uma construção.
Disciplinas da graduação em Engenharia Civil:
- Cálculo Aplicado;
- Física Geral e Experimental;
- Mecânica Geral Aplicada;
- Materiais de Construção Civil;
- Resistência dos Materiais;
- Hidráulica e Saneamento;
- Teoria das Estruturas.
O arquiteto deverá desenvolver habilidades que o habilite a fazer desenho de obras, contendo a planta baixa, as elevações, os cortes, as perspectivas e outros. Esse desenho recebe o nome de projeto arquitetônico e o estudante aprenderá sobre ele detalhadamente na graduação. É comum que as aulas em laboratórios sejam mais frequentes do que as em salas “tradicionais”, pois busca-se capacitar o aluno a representar suas ideias em softwares e maquetes. Sendo assim, são também raras as provas escritas, que tenham conteúdos teóricos de textos, o que se tem são trabalhos, com valor de prova, que equivalem a fazer projetos.
Disciplinas da graduação em Arquitetura e Urbanismo:
- Desenho Arquitetônico;
- Expressão Gráfica;
- Técnicas Tridimensionais;
- Processos Criativos;
- Sustentabilidade e Tecnologia na Arquitetura;
- História da Arte, da Arquitetura e da Cidade;
- Modelagem 3D.
Se quiser saber mais sobre o curso de Arquitetura, clique aqui.
Mercado de trabalho
Com certeza ambos profissionais receberão reconhecimento, no entanto fazer uma especialização ajuda, e muito, a se destacar no meio de trabalho. A Engenharia Civil oferece, por exemplo, as seguintes especializações: Engenharia de Segurança no Trabalho, Gestão de Projetos na Construção Civil, Engenharia de Estruturas e Engenharia rural.
Desse modo, a atuação do engenheiro pode se dar:
- Na construção civil, planejando e gerenciando obras, como pontes, estádios, edifícios e aeroportos
- Nos recursos hídricos e no saneamento, trabalhando em obras de barragens, canais de água e esgoto, sistema de irrigação e reservatórios, por exemplo.
- Na infraestrutura e transporte, focando em obras de túneis, ferrovias e viadutos.
O curso de Arquitetura e Urbanismo oferece, por exemplo, especialização como Planejamento Urbano, Restauro de Edifícios, Paisagismo e Acompanhamento de Administração de Obras.
Sendo assim, a atuação do arquiteto pode ser:
- Na arquitetura de interiores, planejando elementos internos da obra, como móveis;
- Na arquitetura industrial, projetando instalações para melhorar a segurança e a funcionalidade das fábricas;
- Na restauração de edifícios, recuperando construções deterioradas, como patrimônios históricos e públicos;
- No desenvolvimento urbano, planejando bairros, analisando a distribuição das ruas, avenidas, sinalizações e construções.
Ambos profissionais possuem piso salarial, determinado por lei, que é de 6 salários-mínimos a cada 6 horas diárias de trabalho. O piso pode aumentar a depender do local de trabalho. Empresas de médio porte, por exemplo, costumam pagar em torno de R$ 6,6 mil para arquitetos e R$ 9 mil para engenheiros.
Notas de corte
As cinco maiores notas de corte para o curso de Engenharia Civil no SiSU 2021 foram 791,01, na USP-SP, 787,59, na USP- São Carlos, 761,75 na UFRJ, 745,58 na UFES, e 742,4 na UFPR.
Já para o curso de Arquitetura e Urbanismo, as cinco maiores notas do SiSU 2021 foram 803,53, na USP-SP, 796,97, na USP-São Carlos, 757,22 na UFPE, 756,44 na UFSC e 753,26, na UFMG.